Qualidade de vida no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2999 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO


Este trabalho tem como objetivo o estudo sobre a Qualidade de Vida no trabalho. Foi elaborado a partir de uma pesquisa realizada dentro da disciplina de Metodologia Científica em referenciais bibliográficos, assim entrando no assunto dos programas de qualidade de vida na organização, motivação e sobre quais as expectativas dos colaboradores a respeito. A administração de RecursosHumanos e gestão de pessoas estão se expandindo cada vez mais, e o mercado atual esta em uma era de constante competitividade, buscando produtividades aceleradas na busca cada vez mais do lucro, com isso os empresários não podem estar somente de olhos na produção, devem estar de olhos bem atentos na questão a qualidade de vida que a organização que se esta oferecendo as pessoas que ali trabalham. Háuma consciência que o sucesso para o bom desempenho está ligado à satisfação do ser humano com o trabalho; uma vez que uma sociedade se constrói com pessoas, na empresa não é diferente tanto para seu sucesso, quanto para seu fracasso.

Palavras-chave: Qualidade de vida; Motivação;


1. INTRODUÇÃO


O Presente Artigo demonstra a pesquisa realizada com colaboradores de empresas sobreQualidade de Vida no trabalho, que está presente no cotidiano das pessoas em questão quando se trata de recursos humanos. A finalidade deste estudo é a verificação, análise e interpretação com base em dados referentes ás respostas obtidas de acordo com o questionário, a fim de atribuir novos
conhecimentos e buscar novas alternativas para melhoria da qualidade de vida das pessoas dentro da suaempresa, o quão é importante em questão de ambiente de trabalho, como motivação, e de mais alguns fatores que se inserem nesse tema.
Encontramo-nos em um mundo globalizado e o intenso interesse no lucro pelas organizações,como exigência de um mercado cada vez mais competitivo, têm reflexos significativos na forma de gerenciamento das organizações, as quais obrigam muitas vezes que os indivíduospermaneçam no ambiente de trabalho 8 horas diárias, durante aproximadamente 35 anos.
Com o passar do tempo, os colaboradores e empresários verificaram que também é necessário dar atenção a qualidade de vida no trabalho, aonde envolve as dimensões físicas, psicológicas e sociais.
Atuações sem consciência no ambiente de trabalho podem gerar fatores negativos na saúde físicas epsicológicas dos empregados e com certeza na saúde financeira das empresas, uma vez que a base para os processos produtivos são os próprios colaboradores. Conforme Masi (2000) “Baixa motivação, falta de atenção, diminuição de produtividade e alta rotatividade criam uma energia negativa que repercute na família, na sociedade e no sistema médico”.
A preocupação pelo certo equilíbrio entre a dimensãofísica, emocional, profissional, social e espiritual na vida do empregado, se faz uma organização inteligente captar e alcançar esses valores dentro do ambiente corporativo consegue ter melhores resultados e êxito nos seus objetivos.
Abordando o assunto de qualidade de vida no trabalho, e fazendo análises, comparações, é possível trabalhar na elaboração de estratégias empresariais e fazer comque isso se torne uma ferramenta competitiva.
Cortella (2008) aponta que a palavra “trabalho” em latim é labor. Onde passa a idéia de que é uma forma de castigo. Já, para Dembe (1996) a dor relacionada ao trabalho vem desde a antiguidade dos tempos e estas empresas procuram satisfazer as necessidades dos trabalhadores, buscando uma adaptação às circunstâncias ambientais a fim de alcançaremseus objetivos, esta organização será considerada eficaz.




2. DESENVOLVIMENTO


2.1 HISTÓRICO




A origem do termo QVT5 conforme Fernandes (1996) atribui-se a Eric Trist e seus colaboradores do Tavistock Institute, em 1950. Eles desenvolveram uma abordagem sócio-técnica da organização do trabalho, agrupando o indivíduo, o trabalho e a organização, com base na análise e...
tracking img