Qualidade de vida no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (583 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

O objetivo deste documento é esclarecer aos alunos o formato que deve ser utilizado no artigo a ser desenvolvido, individualmente, como requisito para conclusão dos cursos depós-graduação lato sensu do Departamento de Engenharia Industrial (DEIN) da Faculdade de Engenharia (FEN) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Este documento serve de referência, ao mesmotempo em que comenta os diversos aspectos da formatação. A bibliografia utilizada para a elaboração desse artigo deverá ser composta por livros e artigos atuais sobre o tema escolhido pelo autor.Como na maioria dos textos da produção acadêmica, o artigo deve ser composto de três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão (BRUNO, 2007).

A Introdução descreve sucintamente aspectos quedemonstram a relevância do tema, sua atualidade e pertinência à área de estudo. Deve-se iniciar a Introdução apresentando fatos e dados extraídos da revisão da literatura que produzam o encaminhamentológico por intermédio do qual iremos ratificar a relevância de nossa abordagem, assim como sua atualidade. As referências, ao elucidarem autores, escolas de pensamento e revistas científicas, revelam,ao mesmo tempo, a pertinência do tema e do problema de estudo à área temática.

Ainda na Introdução, devem ser informados aspectos básicos metodológicos, que orientem o leitor sobre o método deinvestigação empregado, suas limitações e vantagens para a consecução dos objetivos do estudo.

A Introdução culmina na descrição sucinta das seções do artigo, que compõem a etapa de Desenvolvimento,e apresenta suas principais conclusões. Por exemplo:

A organização deste artigo apresenta-se da seguinte forma: a seção dois (primeira seção após a Introdução) oferece uma breve revisão deconceitos sobre X, enfocando Y e Z. A seção três discute a noção W especificando a área de abordagem [enfoque de interesse]. A seção quatro reporta as evidências do estudo empírico, documental, ou...
tracking img