Qualidade de vida no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-INTRODUÇÃO

O Grupo Azaléia, uma empresa nacional situada entre as cinco maiores organizações calçadistas do mundo.
Surgiu como uma pequena fábrica, com equipamentos de segunda mão, conduzidos pelos cinco sócios fundadores e suas respectivas esposas, iniciou no 2o semestre de 1958, em Parobé, Rio Grande do Sul, a produção de calçados femininos que viria a se constituir na base para aconsolidação do grupo industrial em formação.
Passados mais de 50 anos, aquela pequena fábrica foi transformada no Grupo Azaléia, cuja dimensão pode ser visualizada no trabalho a seguir
O relatório aqui apresentado fará um estudo de caso da Empresa Azaleia.
Veremos desde sua atuação na parte de responsabilidade Social, mantendo creches para os filhos de seus funcionários, cursos de graduação para osfuncionários, projetos para crianças carentes até a parte administrativa da empresa que pode ser considerada excelente, uma vez que não permitiu grandes oscilações no balanço.
O grupo possui as marcas: Azaléia, Dijean, Olympikus, Funny e Asics e é líder em todos os segmentos em que atua - calçados femininos e esportivos.
Exporta cerca de 25% da sua produção para mais de 80 países e está presenteem mais de 15 mil pontos de venda no Brasil e, aproximadamente, em 3 mil pontos de venda espalhados entre os cinco continentes.Faz uma média de 60 mil entregas ao mês, ou seja, a empresa visita o mesmo cliente até 6 vezes por mês entregando dois volumes (12 pares) por entrega.
Os números mostram a força que a Azaléia tem no mercado
Na logística possui parcerias buscando melhores estratégias dedistribuição e menores custos operacionais.
É uma empresa que promove inovação, estimula à introdução de novos canais de comercialização e favorece a constante renovação da plataforma de recursos que propiciaram o desenvolvimento de novos produtos/serviços.
O seu Slogan é ‘’MULHER BRASILEIRA. A GRANDE INSPIRAÇÃO DA AZALEIA’’.







2-REFERENCIAIS TEÓRICOS

2.1-LOGÍSTICA


Estratégiade distribuição


Cateora e Graham (2001) apontaram que o processo de distribuição inclui o manuseio físico e a distribuição de mercadorias, destacando o fluxo de negociações e mercadorias, desde o comprador, passando pelos intermediários, até o consumidor final. Para esses autores são os seguintes, os fatores que afetam as escolhas dos canais de distribuição: as funções desempenhadas pelosintermediários; o custo de seus serviços; sua disponibilidade nos mercados-alvo; e a extensão do controle que cada fabricante pode exercer sobre as atividades dos intermediários.


Além da decisão sobre o uso de intermediário, a cobertura geográfica deve ser considerada. Para Hiam (1999) há três níveis possíveis: intensiva, com o objetivo de uma alta cobertura geográfica; seletiva, onde opta-sepor uma segmentação de cobertura intermediária; e exclusiva,para mercados e produtos que permitem elevada segmentação.


2.2-ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA


O conhecimento da origem e da razão das transformações da riqueza deve estar apoiado em um critério analítico e competente para produzir modelos de comportamentos de prosperidade (MOSIMANN& FISCH, 1999). Nesse sentido, uma das técnicasutilizadas pela contabilidade no estudo da evolução patrimonial das empresas é a análise das demonstrações contábeis, a qual se vale de indicadores do desempenho econômico-financeiro das empresas. Tais informações possibilitam estabelecer modelos de orientação para a tomada de decisão pelos diferentes usuários das informações contábeis, por meio da elaboração de relatórios que contenham informaçõesdestinadas a atender o interesse específico de cada grupo.


Os indicadores podem ser apurados por empresa ou mediante o auxílio da técnica de índices-padrões, conforme enfatizam Assaf Neto (2006), Matarazzo (2003) e Silva (1995), fazer a comparabilidade dos índices econômico-financeiros de uma empresa em relação aos de outras, das empresas em relação ao setor ou ainda entre empresas de diversos...
tracking img