Qualidade de vida no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9139 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Qualidade de vida no trabalho.

Sumário
1. Introdução
2. Justificativa
3. Objetivo Geral e Específicos
3.1 Objetivo Geral
3.2 Objetivos Específicos
4.0 Metodologia da Pesquisa
4.1 Coletas de dados
4.2 Caracterizações do projeto
4.3 Definições relacionadas à população e amostra
4.4 Técnicas, análise e interpretação de dados
5.0 Caracterização e Organização de Estudo
5.1Caracterizações do projeto
5.2 Histórico da Empresa
5.3 Políticas Ambientais da Empresa
6.0 Referencial Teórico
6.1 Benefícios
6.2 Gestões de pessoas
6.3 Sugestões motivacionais
6.4 A amplitude do trabalho
6.5 O papel da gestão de RH no comprometimento organizacional
6.6 Gestões em Recursos Humanos
7.0 Diagnóstico Oragnizacional
7.1 Ambiente Externo
7.1.1 Ameaças
7.2 Oportunidades
7.3 Tecnologia7.4 Capacidade
7.5 Economia
7.6 Estratégia
7.7 Estrutura
7.8 Cultura
7.9 Clientela
7.10 Fornecedores e Distribuidores
8. Proposta de Intervenção
8.2 Ambiente externo
8.2.1 Análise
8.2.2 Conclusão
8.2 Capacidade
8.2.1 Análise
8.2.2 Conclusão
8.3. Estratégia
8.3.1 Análise
8.3.2 Conclusão
8.4 Estrutura
8.4.1 Análise
8.4.2 Conclusão
8.5 Cultura
8.5.1 Análise
8.5.2 Conclusão
8.6Resultados
8.6.1 Analise
8.6.2 Conclusão
9.0 Conclusão
10.0 Referências Bibliográficas
1. Introdução
A comunicação interna é de extrema importância para as organizações, principalmente quando utilizada de forma construtiva pelas lideranças. No início da década de 90, muitas empresas, especialmente as de médio e grande porte, despertaram para a importância de estabelecer um maior e melhornível de comunicação com o seu público interno. A partir daí, passaram a criar, produzir e programar uma série de canais, instrumentos e ações, na maioria das vezes sem um posicionamento único e um planejamento específico. A Administração de Recursos Humanos é aplicável a qualquer tipo ou tamanho de organização, sendo esta uma das mais importantes áreas da empresa, que dependerá de vários fatores paraacontecer como: sua cultura, estrutura organizacional, características internas dentre outros. Os recursos humanos são as pessoas que ingressam, permanecem e participam da organização, constitui o único recurso vivo e dinâmico da organização, o recurso que decide manipular os demais, que são estáticos e inertes por si.
Este recurso é também um tipo de recurso que tem por vocação dirigida para ocrescimento e desenvolvimento (CHIAVENATO, 1991).
Na atualidade produtividade, qualidade e competitividade são palavras chave para as empresas e cada vez mais e dada atenção ao trabalhador, que é o principal responsável no alcance de resultados, atendendo para a sua valorização e motivação. As pessoas trazem suas habilidades, conhecimentos, atitudes, comportamentos, percepções, independentes docargo que ocupam estas são características que cada um trará conforme sua individualidade, sua subjetividade. Este é um recurso altamente diversificado.
Porém, todo desenvolvimento é uma via de mão dupla, onde um lado oferece e o outro aceito. O crescimento só acontece quando existe um reconhecimento da necessidade e se busca uma melhoria contínua.
Liderar não é uma tarefa fácil e uma vez assumidaprecisa ser exercida. No entanto, “o líder por si só na se faz”, ele precisa da parceria dos colaboradores. Assim sendo, a comunicação ainda é melhor forma de interagir e estabelecer ações de bem-estar e relacionamento interpessoal.
Uma organização que não se comunica é uma organização doente e, como todo doente, precisa de cuidados. Esses devem ser imediatos para evitar uma “contaminação, mastoda contaminação pode ser evitada”. Neste caso, a comunicação precisa ser preventiva, estabelecendo rotinas e políticas claras, valorizando e estimulando desde o nível operacional até o estratégico, o que chamamos de “mania de comunicação”, ou seja, podemos até pecar pelo excesso, mas jamais pela falta dela.
A comunicação ainda é o melhor remédio. Por isso, cabe lembrar que o papel da Área...
tracking img