Qualidade de vida no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Artigo: Programas de Qualidade de Vida no Trabalho no Brasil – mapeamento e análise crítica dos indicadores e da gestão. Enanpad 19 a 23 de setembro de 2009. Autora: Eliete BernalO artigo trata o assunto de qualidade de vida no trabalho – QVT, buscando informações nas empresas premiadas com o Prêmio Nacional de Qualidade de Vida concedido pela AssociaçãoBrasileira de Qualidade de Vida, para entender como a melhora na qualidade de vida no ambiente de trabalho influencia as organizações.

A estrutura do texto começa com um resumo sobreo assunto, partindo para introdução, referências sobre a qualidade de vida, instrumentos de avaliação de QVT dentro das empresas e a conclusão do trabalho.

Em inicio mostra odesenvolvimento da QVT para chegar ao que é hoje, exemplificando que não basta apenas se preocupar com o lado físico, mas também com o psicológico, pois através dessa melhora se terá porcompleto a melhora do seu funcionário.

Também se compara a Qualidade de vida fora do ambiente de trabalho, onde as duas andam lado a lado, pois se você não está contente com oseu trabalho ou vida pessoal acaba influenciando o um ou outro. Também discorre sobre as diversas formas de avaliar essa qualidade de vida no trabalho.

Tendo como objetivo final aidentificação de melhora dentro das organizações, destacando as principais, é posto 26% se utiliza do turnover como avaliação, 37% o absenteísmo. E 14% das organizações identificarammelhora na satisfação dos seus funcionários. Com isso pode-se identificar que apesar das empresas estarem adotando a QVT ela está mais relacionada com a saúde em abordagens teóricas enão a psicológicas.

Recomenda-se a obra para pessoas afim de buscar uma base teórica sobre QVT e suas avaliações, e aos interessados em fazer pesquisas futuras sobre a área.
tracking img