Qualidade de vida no meio rural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1954 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUALIDADE DE VIDA NO MEIO RURAL



QUALIDADE DE VIDA NO MEIO RURAL

Projeto de pesquisa apresentado à disciplina Psicologia Social I do quarto semestre do Curso de Psicologia , da Faculdade de Tecnologia e Ciência.






INTRODUÇÃO

É de se entender com facilidade os obstáculos que se apresentam para se alcançar conceituação precisa do que vem a ser qualidade de vida. O seucaráter subjetivo, em especial modo em nível individual, constitui parte que lhe é praticamente inerente, motivo pelo qual não deixa de exercer a sua influência. Para alguns, a qualidade de vida seria a somatória de fatores decorrentes da interação entre sociedade e ambiente, atingindo a vida no que concerne às suas necessidades biológicas e psíquicas (Coimbra, 1985). A qualidade de vida é definida comosendo o grau de satisfação atingido, no âmbito de tais áreas (Hörnquist, 1982). Genericamente, reconhecem-se dois tipos de necessidades específicas, as concretas e as abstratas. Aquelas são de caráter geral, como alimentação e a moradia. As abstratas revestem-se de aspecto mais particular, como a auto-estima. Seja como for, há de se dizer que a conceituação da qualidade de vida ainda não logrouaceitação universal. Argumenta-se que essa expressão presta-se a ser utilizada para conceito muito polimorfo, incluindo necessidades extremamente heterogêneas, e ao sabor das opiniões dos vários autores (Dam e col., 1981). Mo meio rural o conceito de qualidade de vida está relacionado a necessidades básicas para sobrevivência. Visto que, de acordo com diversas pesquisas a maioria dos moradoresrelacionaram à qualidade de vida a assistência, no que se refere ao sistema de educação, saúde e saneamento básico. O meio rural, ou a sociedade rural em uma primeira aproximação seria uma forma de vida que abarca todos os membros que vivem em uma coletividade rural, trabalham na agricultura ou em outras atividades diferentes. Formaria também parte dessa coletividade uma população ativa, cada vez maisnumerosa, que vive ou reside em uma localidade rural ainda que diariamente se translade a outras localidades, rurais ou urbanas, para realizar suas atividades.

OBJETIVO GERAL

Investigar qual o conceito de Qualidade de Vida para os moradores da Zona Rural;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Analisar o contexto vivido pelos moradores da zona rural e suas ações cotidianas. Discutir os aspectos queconstituem a qualidade de vida no meio rural.

JUSTIFICATIVA

O Presente trabalho torna-se relevante, pelas dificuldades que se apresentam para se alcançar conceituação precisa do que vem a ser qualidade de vida no meio rural. Muitos são os fatores que influenciam na qualidade de vida, especialmente o seu caráter subjetivo, em especial modo em nível individual. Enquanto alguns moradoresrelacionam qualidade de vida a pequenos hábitos que dificilmente são experienciados pelos moradores da zona urbana, outros negam a existência da qualidade de vida nesse ambiente. Entretanto, através desta pesquisa de caráter bibliográfico, será possível investigar o fator preponderante na conceituação de qualidade de vida pelo moradores da zona rural, analisando o contexto vivido pelos mesmos e suasações cotidianas, bem como discutindo os aspectos que constituem qualidade de vida no seu meio.

ABORDAGEM TEÓRICA

O QUE É QUALIDADE DE VIDA?

Qualidade de vida é um termo muito utilizado no cotidiano das pessoas, sendo esta salvo de estudo e pesquisa em áreas da educação, psicologia, saúde, economia, sociologia, entre outras. Contudo, quando se trata de definir qualidade de vida, o processocomplicase, pois a qualidade de vida é um termo ambíguo, complexo, subjetivo e que varia de pessoa para pessoa e principalmente de cultura e de época, pois o que é indispensável atualmente para se ter qualidade de vida, certamente que à uns anos atrás não o era. Pode dizer-se que a qualidade de vida está relacionada com a noção que cada um tem de si e dos que o rodeiam, e pode ser avaliada...
tracking img