Qualidade de vida dos agentes de trânsito d emanaus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Estudos Sociais
Departamento de Administração
Bacharelado de Administração-FESPM

Qualidade de vida do agente de trânsito no trabalho na cidade de Manaus.

Manaus
2012


MARIA LUZIMAR DA SILVA

Qualidade de vida do agente de trânsito no trabalho na cidade de Manaus.

Projeto de metodologia de pesquisa apresentado à Universidade Federal doAmazonas (UFAM), para obtenção de nota da disciplina de Metodologia de Pesquisa.

Orientadora: Dra. Kleomara G. Cerquinho

Manaus
2012
Sumário



1.Introdução 4

2.Objetivos: 6

2.1.Geral: 6

2.2.Específicos: 6

3.Justificativa 7

4.Referencial Teórico 8

5.Metodologia 11

6.Cronograma: 12

7.Referências Bibliográficas: 13


1. Introdução

O trânsito é definido como amovimentação e imobilização de veículos, pessoas e animais nas vias terrestres. Porém quando se é questionado o que é trânsito, a resposta vai além deste conceito definido pelo Código de Trânsito Brasileiro, é definido nos dias atuais como caos, estresse, engarrafamentos, pressa, saúde pública, acidentes, mortes, violência.
Devido ao crescimento econômico e maior capacidade financeira do brasileiro tornaacessível ao brasileiro a compra de automóveis e a lotação dos transportes públicos acarreta cidades lotadas de carro, fazendo com que trânsito ganhe espaço nos debates públicos e políticos em razão de afetar diariamente o cotidiano e a vida das pessoas.
Problema social, é isto que se tornou o trânsito brasileiro, pois gera sérios conflitos entre os próprios atores (pedestres e motoristas) queinterfere diretamente na vida de cada um. (ROZESTRATEN)
O conflito existente entre motoristas e pedestres impõe uma intervenção de todos inclusive dos órgãos públicos com políticas de educação, prevenção e saúde no trânsito, garantindo a todos um trânsito seguro em defesa à vida, com preservação da saúde e meio ambiente. (ROZESTRATEN)
Os órgãos e entidades executivas de trânsito dos Municípiosatravés de seus representantes - autoridade de trânsito e agente da autoridade de trânsito - organizam, fiscalizam e operam no trânsito.
A autoridade de trânsito é o dirigente máximo de órgão ou entidade executiva integrante do sistema nacional de trânsito ou pessoa por ele expressamente credenciada. Já o agente da autoridade de trânsito é pessoa civil ou policial militar, credenciada pela autoridade detrânsito para o exercício das atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito e patrulhamento.
O trânsito traz consigo um representante: o agente de trânsito, que trabalha horas para garantir a toda a sociedade um trânsito seguro. Ressalta-se que o seu trabalho é desenvolvido nas ruas de grandes cidades, se enquadrando nas pessoas que tem a rua como seu ambiente detrabalho, onde essas pessoas estão sujeitas diariamente as condições climáticas (calor, chuva ventos fortes, frio, etc) e também as condições precárias de pavimentação das vias e calçadas, e os agentes de trânsito por serem fiscais tendem a serem mal vistos, pois geralmente o serviço de fiscalização não é bem visto pela maioria das pessoas o que acaba ocasionando muitas vezes em agressões físicas ouverbais. (GONÇALVES ET AL,2005, LANCMAN ET AL 2007). Todos estes fatores refletem na saúde física e mental destes trabalhadores que muitas devidas não tomam os devidos cuidados para a prevenção de doenças acarretadas por este trabalho na rua.
Seu trabalho e ações são de contato direto com motoristas e pedestres devido seu ambiente de trabalho ser realizado nas ruas. Os agentes atuam nos semáforospara melhor fluidez, em acidentes de trânsito, na travessia e educação de pedestres, operações de trânsito, fiscalização, sinalização, etc (NOBRE,2010).
Destaca-se que os agente de trânsito tem uma dura tarefa que pelo fato de serem servidores públicos e que estão sujeitos as regras da prefeitura e as leis da legislação de trânsito, esses servidores precisam constantemente adaptar-se aos...
tracking img