qual a importancia da filosofia na formação de professores

Atividade sobre o texto – Qual a importância da filosofia na formação do pedagogo?
1 - Qual o papel da educação? Qual o papel do educador? E Qual o papel da filosofia inserida no contextoeducação-educador? - A grande quantidade de teorias da educação é suficiente para resolver os problemas enfrentados pela realidade educacional. Comente, argumentando.
2 - As críticas ao processoeducativo e a busca de soluções fora do âmbito educacional, se fixam na negatividade ou abrem perspectivas para uma nova visão do processo educativo? Analisando o trecho destacado do "sonho acordado", noinício do texto, justifique o significado desse termo dentro do contexto educacional, tendo o professor como sujeito?
3 - Diante da crise do sistema educacional, qual a perspectiva da filosofia daeducação e do filósofo dentro desse contexto? - Explique o que você entendeu pelo conceito de Paulo freire sobre "homem sujeito" e "homem objeto", relacionado com o "encarar" e "enfrentar" um problema.
4- No processo educativo, o ato do conhecimento ocupa realmente um lugar de destaque que se lhe atribui. Possuir conhecimento é o bastante para a transformação? Explique baseando-se no texto.Analisando o trecho de Nietzsche,: "Acontece, com efeito, que o Estado tem medo da filosofia em geral, e precisamente, se este é o caso, tentará atrair para si o maior número de filósofos que lhe dêem aaparência de ter a filosofia a seu lado". Justifique.
5 - Analisando o trecho de Nietzsche,: "Acontece, com efeito, que o Estado tem medo da filosofia em geral, e precisamente, se este é o caso, tentaráatrair para si o maior número de filósofos que lhe dêem a aparência de ter a filosofia a seu lado". Justifique.

6- O problema da democratização da educação não está restrito na questão da práticaeducacional, pura e simplesmente, mas no enfoque dado pelos educadores a esta prática. A educação, de uma maneira geral, não é uma prática que pode ser caracterizada como democrática. A prática...
tracking img