Quadro de guernica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (939 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. CONTEXTO HISTÓRICO
O quadro de Guernica foi pintado no auge da guerra civil espanhola, que ocorreu entre os anos de 1936 e 1939. Neste período a Europa estava passando um momento de tensão pelosgovernos totalitários, como de Adolf Hittler na Alemanha, Josef Stalin na União Soviética e o próprio ditador da Espanha, Francisco Franco, a qual esses viriam ser precursores da Segunda GuerraMundial.
Nos séculos XIX e XX a Espanha obteve um bom crescimento econômico a qual não se refletiu nas melhorias das condições sociais da população. Latifundiários continuavam a manter terras improdutivase a monarquia usava da força militar para se manter no poder. A soma desses fatores resultou no levante da classe operária, fazendo movimentos por todo território espanhol. Em especial na região daCatalunha, onde o levante começou.
Os movimentos promulgavam maior igualdade na divisão das riquezas do país e menos repressão do governo. Após vários conflitos, Francisco Franco decidi bombardear acidade de Guernica por ser uma cidade relativamente pequena e de fácil ataque, uma vez que ela não tinha defesa aérea e um militarismo precário. Seu desenvolvimento era quase de subexistência daprópria cidade. Situada na região da Catalunha onde ocorriam a pronunciação de uma Espanha federalista e descentralizada.
O ataque se deu por volta das 16h45min do dia 26 de abril de 1937, com duração de2h45min de total massacre por aviões alemães, apoiados por Franco. Deixou 1564 mortos e 884 feridos, para uma cidade que tinha 7 mil habitantes, esses números representaram 40% da população afetada.Para o governo isso seria uma demonstração para quem tentasse infrigir o estado soberano, fazer levantes regionais, além também de abalar moralmente o adversário.

2. SOBRE O AUTOR
Pablo Picassonasceu em Malága (Espanha) no dia 25 de outubro de 1881. Iniciou seus estudos de Belas-Artes ainda jovem na cidade de Barcelona. Posteriormente partiu para Paris no início do século XX, onde recebeu...
tracking img