Quadrinhos - o que ha de educativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ISSN 1982 - 0283

HISTÓRIA EM QUADRINHOS: UM RECURSO DE APRENDIZAGEM
Ano XXI Boletim 01 - Abril 2011

Sumário

História em quadrinHos:
um recurso de aprendizagem

Apresentação da série ................................................................................................. Rosa Helena Mendonça

3

introdução ............................................................................................................... Sonia M. Bibe Luyten Texto 1: origens das histórias em quadrinhos ......................... ................................. José Alberto Lovetro (JAL) Texto 2: Quadrinhos além dos gibis ......................... .................................................. José Alberto Lovetro (JAL) Texto 3: Quadrinhos na sala de aula......................... ................................................ Sonia M. Bibe Luyten

5

10

15

21

História em quadrinHos:
um recurso de aprendizagem
APrESENTAÇÃo DA SÉriE
Poderíamos lembrar que as histórias em quadrinhos, ao gerar novas ordens e técnicas narrativas, mediante a combinação original de tempo e imagens em um relato de quadros descontínuos, contribuíram para mostrar apotencialidade visual da escrita e o dramatismo que pode ser condensado em imagens estáticas.

Nestor Canclini1
Faz tempo que os quadrinhos estão presentes nas escolas. Houve uma época em que circulavam, sorrateiramente, por baixo das carteiras ou eram camuflados entre as páginas do livro de estudos. E se fossem descobertos, era confusão na certa: confisco, castigo, bilhete para casa e até ameaça de sermandado para a tão temida Secretaria! Mas os tempos mudaram, as escolas se transformaram. Ainda que não com a rapidez de muitas transformações sociais e tecnológicas, as novidades da chamada indústria cultural vão aos poucos entrando no ambiente escolar. Os próprios alunos, alguns professores, determinados projetos, enfim, são variados os portadores das mudanças. Como uma fileira de pequenas formigasdiligentes e carregadeiras, crianças, jovens e adultos, todos, vão levando nas pastas, moNas escolas, os quadrinhos integram os livros didáticos e fazem parte do acervo das São redes que se tecem a partir das conversas e das trocas que acontecem cotidianamente, nos pátios, nos refeitórios, nas bibliotecas escolares, nas salas de aula. Hoje as histórias em quadrinhos são valorizadas como gêneroliterário que conjuga imagem e palavra, símbolos e signos. Sua linguagem se insere nos campos da cultura e da arte. Autores como Humberto Eco e Nestor Canclini, citado em epígrafe, entre outros, estudiosos da chamada cultura de massa valorizam o potencial das HQ. chilas, bolsas e, sobretudo nas conversas e na imaginação, as experiências vividas além dos muros das escolas.

3

1 CANCLINI. NestorGarcía. Culturas híbridas – Estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Editora da USP, 2000 (p.339).

salas de leitura. Projetos pedagógicos elegem os quadrinhos como gênero textual a ser desenvolvido nas classes. Muitos professores e professoras buscam formação para melhor trabalhar com as revistas e também com as tiras que “frequentam” os cadernos culturais dos jornais.

Nostextos que compõem essa publicação, professores e professoras encontrarão informações e sugestões de atividades. Nos programas televisivos poderão conhecer pesquisadores e alguns dos principais quadrinistas brasileiros, além de espaços destinados à arte dos quadrinhos. Esperamos, assim, contribuir para as infini-

É para atender a essa demanda que a TV Escola, por meio do programa Salto para oFuturo, apresenta a série História em quadrinhos: um recurso de aprendizagem, com a consultoria de Sonia M. Bibe Luyten (Pesquisadora de Histórias em Quadrinhos, que em 1972 iniciou o primeiro curso regular de HQ na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e presidente do Troféu HQMIX).

tas aprendizagens possibilitadas pelo trabalho com os quadrinhos nas escolas!

Rosa...
tracking img