Trbalho de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4674 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Filosofia

Escola: E.E. Jornalista Gavino virdes
Nome: Zilda Ap.de Souza Casimiro
N°19 Termo 10 Serie:2°ano
Professora: Shirlei Oliveira Freire
Disciplina: Filosofia
Ano: 2012
Tema: Condutas Massificadas (HQ)

Revista Querubim – revista eletrônica de trabalhos científicos nas áreas de Letras, Ciências Humanas e Ciências Sociais – Ano 04 Nº 07 – 2008ISSN 1809-3264.

AIMPORTÂNCIA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOSPARA A FORMAÇÃO DO LEITOR

Adriana Ribeiro de Brito e Silva (PG-UEMS)
Estela Natalina Mantovani Bertoletti (UEMS)

RESUMO
A presente pesquisa busca investigar a importância das histórias em quadrinhos para aformação do leitor. Este trabalho que foi motivado pela minha observação durante agraduação, no período do estágio, quando constatei as imensasdificuldades dos discentesna leitura. Então, para que a leitura fosse algo prazeroso, por que não adotar as histórias em quadrinhos como alternativa lúdica para a aprendizagem? A pesquisa tem o intuito de descobrir qual a influência das HQ nos discentes. Desse modo, pretende-se com minha pesquisa, colaborar com os educadores e futuros profissionais, para que os mesmos possam incrementar suas aulas,tornando-as lúdicas e especiais, oferecendo aos discentes aulas entusiasmadas, por meio da inserção das histórias em quadrinhos como uma forma leve de aprendizagem.
Palavras – chave:
Histórias em quadrinhos, leitura e aprendizagem.
Refere-se à parte da Monografia, cujo título é “As histórias em quadrinhos nos livros didáticos de Língua Portuguesa das séries iniciais do Ensino Fundamental”,orientada pela profª Dra. Estela Natalina Mantovani Bertoletti, na unidade da UEMS de Paranaíba.
Acadêmica do curso de Especialização em Educação – UEMS de Paranaíba
Orientadora e docente do curso de Pedagogia e de Especialização em Educação – UEMS de Paranaíba

INTRODUÇÃO

Conforme Vergueiro (2004), desde o surgimento da espécie humana, a escrita e os desenhos destaca-se como elo de comunicaçãoentre os seres, seja por meio de um recado desenhado nas paredes das cavernas, nas quais viviam os seres primitivos, seja pelo desenho de uma experiência daquelas pessoas em seu cotidiano. Tais situações de escrita ele desenhos compõem a forma de comunicação, permeada de imagens gráficas, as quais somente após muitos estudos foram consideradas como tentativas de se falar, comentar os acontecimentosocorridos durante o dia das pessoas. Estabelece-se nessa época primitiva a comunicação visual, um canal de informações próprio para o desenvolvimento da interação entre os seres humanos.
As histórias em quadrinhos vão ao encontro das necessidades do ser humano, na medida em que utilizam fartamente um elemento de comunicação que esteve presente [...]: a imagem gráfica. O homem primitivo [...]transformou a parede das cavernas em um grande mural, em que registrava elementos da comunicação para seus contemporâneos: o relato de uma caçada bem sucedida [...] O advento do alfabeto fonético fez com que a imagem passasse a ter menor importância como elo de comunicação entre os homens [...] (VERGUEIRO, 2004, p. 8 e 9)
Neste presente artigo, propus-me ao estudo da importância das Histórias emQuadrinhos (HQ) para a formação do leitor. Tenho o objetivo de contribuir, por meio da pesquisa e análise documental, para estudos futuros dos profissionais da educação, despertando o interesse pelos estudos da importância das HQ para a formação de leitores e também para que educadores possam utilizar-se das HQ, como recurso alternativo na aprendizagem. Para cumprir meu objetivo, utilizei-me dométodo bibliográfico, pesquisando diversos livros. No artigo, mencionei a importância das HQ para a formação do leitor, apenas discorrendo e em minha monografia aprofundo-me sobre o tema e estudo as Histórias em Quadrinhos nos livros didáticos de Língua Portuguesa das séries iniciais do Ensino Fundamental, analisando 08 (oito) livros didáticos.O aumento do número de leitores das histórias em...
tracking img