Teologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 78 (19283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mestrado em Teologia

ITG – Instituto Teológico Gamaliel

1

Mestrado em Teologia

ITG – Instituto Teológico Gamaliel

UMA PALAVRA INTRODUTÓRIA
O Livro do Apocalipse é o último da Bíblia e, para a maioria dos cristãos, um dos lidos com menos freqüência e um dos mais difíceis. Algumas poucas passagens do mesmo são bem conhecidas e amadas (exemplo Ap 7.9-17); mas quanto à suageneralidade os leitores modernos acham o livro ininteligível. Isso se deve mais ao fato que o livro abunda em simbolismo de um tipo que já não usamos e, para o qual já não possuímos mais a chave. No entanto, essa espécie de figura era imediata- mente compreensível para os homens da época em que foi escrito o livro. De fato, isso explica parcialmente nossas dificuldades. O autor pode supor que seus leitoresperceberiam suas alusões e assim não sentiu necessidade de dar explicações. O livro conforme seu nome indica, pertence à classe de literatura conhecida como apocalíptica. É o único livro desse tipo no NT, ainda que existiam passagens apocalípticas noutros livros (exemplo, Mt 24), enquanto que as visões de Daniel pertencem à mesma espécie. -Uma das características apocalípticas é que Deus éSoberano, e que finalmente Ele intervirá de modo catastrófico para fazer realizar-se Sua boa e perfeita vontade. Há oposição contra Deus por parte de forças poderosas e variadas do mal, as quais são usualmente referidas de maneira simbólica, na forma de animais, chifres, etc. Há visões; anjos falam; há choques entre forças poderosas; e, por fim, os santos perseguidos são vindicados. Muito disso éconvencional (motivo pelo qual os primeiros leitores do livro poderiam entendê-lo com bastante facilidade), ainda que nas mãos de muitos entusiastas isso tenha levado a fantasias absurdas e grotescas. Para nosso propósito presente é importante notar que neste livro (apocalipse) o Espírito Santo lançou mão de uma forma literária reconhecida, mas que o mesmo livro não é simplesmente um apocalipseconvencional. -Possui características próprias, e é profecia genuína, conforme o indicam os 3 primeiros versículos. BOM ESTUDO!

2

Mestrado em Teologia

ITG – Instituto Teológico Gamaliel

INTRODUÇÃO AO LIVRO
Contém o livro de Apocalipse a última mensagem de Jesus à Igreja, mensagem esta referente à Sua volta. Daí, dizer-se que nos Evangelhos somos levados a crer em Cristo; nas Epístolas somoslevados a amá-lo; e no Apocalipse somos levados a esperá-lo.

O AUTOR DO LIVRO
É João, o Evangelista, um dos apóstolos de Cris- to. Quanto a isto, está declarado em Apocalipse (1.1,4,9; 22.8). Seu pai, Zebedeu, era homem de posses, pois tinha empregados nas atividades pesqueiras que explorava (Mc 1.20).

3

Mestrado em Teologia

ITG – Instituto Teológico Gamaliel

João foi um dosprimeiros discípulos de Cristo (Mc 1.19; Mt 4.21). A ele e seu irmão Tiago, Jesus chamou de “Boanerges”, que quer dizer: “Filhos do Trovão” (Mc 3.17), talvez por causa do poder com que testemunhavam. É ele sem dúvida, o “discípulo amado” citado em Jo 13.23; 19.26; 21.20. Ele, por modéstia, escondeu-se atrás dessa frase. João assistiu o julgamento de Jesus e Sua cruci- ficação, demonstrando assim, suafidelidade, firmeza e amor. Ele integrava o grupo íntimo de discípulos de Jesus constituído de 3 deles. Irineu, nascido cerca de 130 d.C., discípulo de Policarpo (este tendo sido discípulo de João), afirma que após o retorno do banimento de João, em Patmos, ele permaneceu em Éfeso, até sua morte, no reinado de Trajano.

DATA DA COMPOSIÇÃO
Pastoreava João a igreja em Éfeso quando foi banido paraa ilha de Patmos, por Domiciano, em 95 d.C., na sua perseguição contra os cristãos. Domiciano é chamado na História de “Segundo Nero”, de tão perverso que foi. João voltou a Éfeso no ano seguinte. Nesse meio tempo foi escrito o livro. -A data comumente aceita é 96 d.C.

4

Mestrado em Teologia

ITG – Instituto Teológico Gamaliel

O Apocalipse revela claramente que foi escrito em uma...
tracking img