Quadrilha junina no rio de janeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo I

1.1 Origens
A ascendência da quadrilha junina esta intimamente ligada a vários fatores de origem cultural e religiosa proveniente da Europa. Esta é uma manifestação cultural traduzida na dança, realizada na época das festas de S. João.
Originaria da Europa, a festa de São João esta vinculada ao calendário cristão. Todavia, suas raízes são mais remotas, estão associadas aopaganismo. Antes de se impor de forma hegemônica em toda a Europa, o clero católico enfrentava grandes dificuldades em conseguir a conversão das populações rurais a um cristianismo “histórico” e moral. Foi necessário então, aproximar o culto cristão ao sistema cósmico por eles adotado o solstício de verão caracteriza-se por ser um momento em que o sol, ao realizar sua trajetória, atinge o seu ponto maisalto e a partir daí refaz esse mesmo caminho. Uma prática comum nesse período era a queima da fogueira como forma de afugentar o mal e os seus efeitos sobre os campos, e conseqüentemente, a vida do homem. Para a igreja católica, as fogueiras tornaram-se oportunas para homenagear o nascimento de João Batista em pleno solstício de verão (24 de Junho) e de Jesus o solstício de inverno (25 deDezembro). Assim, tudo passa a girar em torno desses dois eixos. Ao fogo são atribuídas as propriedades benéficas: recuperação de doentes, proteção da família, das plantações e como forma de evitar bruxarias e feitiços. O culto as árvores era uma prática adotada pelos camponeses no dia do solstício de verão e mesmo no período moderno eles costumavam – também na primavera e no inicio do verão – cortar umaárvore nos bosques para leva-la a aldeia e ergue-la numa manifestação de alegria que envolvia a todos. Ou preferiam cortar ramos nas florestas para prega-los em suas casas. Para eles, as arvores eram seres animados dotados de espíritos poderosos que poderiam lhe conseguir bênçãos. Assim, as comemorações do solstício do verão foram assimiladas ao calendário cristão, transformando-se na Festa deSão João Batista.
Outro elemento incorporado pelo cristianismo foi a água, com a lavagem das imagens dos santos, às vezes até com um certo sentido de punição por não ter concedido alguma “graça” a quem lhe pede.
A dança de quadrilha teve origem na Inglaterra, por volta dos séculos XIII e XIV. A guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra, serviu também para promover uma transferênciacultural entre esses países. A França adotou a quadrilha e levou-a para os palácios, tornando-a assim uma dança nobre. Rapidamente se espalhou por toda a Europa, sendo assim uma dança presente em todas as festividades da nobreza.
Nota-se que, numa coincidência que a Sociologia e a História explicam muito bem, uma dança nascida no meio do povo seis ou sete séculos atrás, voltou ao povo, em outro paíse outra etnia, mas praticamente conservando a mesma função antropológica, social e cultural. A Guerra dos Cem Anos.
Em dois séculos a contradança perdeu sua característica camponesa e rural para tornar-se a dança nobre por excelência conquistando, primeiramente, a Corte francesa e em seguida todas as cortes européias, incluindo a portuguesa. Chegou-se ao ponto de, no século XVIII, ela ter sido agrande dança protocolar, de abertura nos bailes da Corte.
O pesquisador Mario de Andrade a define como “dança de salão”, aos pares de origem francesa, e que no Brasil passou a ser dançada também ao ar livre, nas festas do mês de junho, em louvor a S. João, S. Antônio e S. Pedro.

1.2 A Festa no Brasil

Transplantada para o Brasil, a Festa de São João, apesar de um cunho católico,contem elementos de práticas pagãs. O dia da festa – 24 de Junho – continua o mesmo, porém, não mais associados ao solstício de verão, ocorrendo em pleno inverno. Entretanto, tanto na Europa quanto no Brasil, a época da festa coincide com o período da colheita. Mantém-se, assim, no Brasil, as fogueiras, a tradição da mesa farta e outros elementos que poderão aparecer no decorrer dessa análise....
tracking img