Python

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Python é uma linguagem de programação de alto nível criada por Guido Van Rossum, cuja primeira versão foi publicada em 1991. O Python suporta vários paradigmas de programação, como a programação estruturada, a programação orientada a objetos e também alguns elementos da programação funcional, mas nenhuma destas escolhas é imposta ao utilizador, sendo possível utilizar o paradigma que se acharmais adequado.
As principais vantagens de usar Python são:
• A qualidade do código: A sintaxe do Python facilita e encoraja a legibilidade do código, o que o torna mais fácil de manter e reutilizar.
• A produtividade do programador: É mais rápido desenvolver um mesmo código em Python do que noutras linguagens como o C, C++ ou Java. O código é mais compacto, requerendo menos linhas, e nãonecessita da declaração prévia do tipo das variáveis. Para, além disso, não requer um ciclo de compilação, podendo o programa ser executado imediatamente.
• A portabilidade: Muitos programas Python correm sem qualquer alteração em várias plataformas como o Linux e o Windows.
• Uma vasta biblioteca padrão
A linguagem Python é referida usualmente como uma linguagem de “scripting”, pois é usualmenteaplicada nessas tarefas, mas não existe uma diferença de fundo entre um “script” e um programa, sendo o primeiro entendido como um programa simples. Um uso comum do Python é o de servir de linguagem de controlo de componentes escritos noutra linguagem (como o C++), no entanto o Python não está limitado a tarefas simples, podendo ser usado em programas de qualquer dimensão.
É amplamente utilizadanos meios acadêmico, software livre, pesquisa (Google, NASA), jogos (Disney) dentre outros. Contém uma vasta biblioteca de funcionalidades incluídas que consiste de implementações diversas, chegando até ao manuseio de conexões HTTP seguras, processamento de XML e HTML, bancos de dados e muito mais. Com módulos extras para coisas mais específicas como engines de jogos e processamento de imagens.
 2.0 IDENTAÇÃO
Uma peculiaridade do Python é a de não possuir terminadores de blocos explícitos, como Begin e end no Pascal, ou {e} no C. Ao invés disto o Python utiliza a própria identação do programa como referência para que o analisador léxico determine o escopo dos blocos. Neste conceito, cada linha lógica possui um valor chamado de nível de identação que é o número da primeira coluna nãobranca da linha. Os delimitadores de blocos são chamados de INDENT e DEDENT, e são encontrados através de uma pilha como descrito abaixo.
Antes que a primeira linha do arquivo seja lida, um zero é posto numa pilha, este zero não mais sairá da pilha. Os números postos na pilha irão sempre crescer do fundo até o topo da pilha, ou seja, cada novo valor na pilha é sempre maior que o valor anterior. Nocomeço de cada linha lógica, o nível de identação é comparado como o número do topo da pilha. Se este número for igual, a pilha é permanece inalterada, Se o número for maior, a pilha recebe o valor do nível de identação da linha e um delimitador INDENT é adicionado. Se o nível de identação for menor que o valor da pilha, a pilha é sucessivamente desempilhada até que se encontre na pilha o valor donível da linha. E este valor não for encontrado o interpretador acusa um erro de sintaxe. Para cada valor que sai da pilha é adicionado um identificador DEDENT.
A seguir um programa onde são mostrados os delimitadores de linhas e blocos.
def perm(1): NEWLINE
# Compute the list for all permutations of 1
INDENT if len(l)>> a = 1 #valor inteiro
>>> a = “Marcelo” # valor string
>>> preco = 10.99 # valor ponto flutuante, ou float.
>>> t = True # valor booleano
>>> i = 4+3j # valor complexo
Valores inteiros podem também ser fornecidos em base octal e hexadecimal
Para ser considerado um float, o número deve possuir um ponto e uma casa decimal, mesmo que seja zero. O...
tracking img