Teatro e pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1132 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teatro e Pedagogia

O teatro no pensamento educacional, desde os primórdios da história da civilização ocidental, apresenta inúmeras contradições. Nos gregos do século V A. C., Platão defendia uma educação baseada no jogo e Aristóteles considerava o teatro como instrumento do conhecimento humano. A dialética do teatro, se arte ou educação, atravessa o pensamento romano. Enquanto para Horácio oteatro deveria educar e divertir, Sêneca entendia que desviava o povo da séria ocupação de aprender.
A igreja inicialmente condena o teatro; porém, mais tarde, Santo Tomás de Aquino, adaptando a filosofia aristotélica à fé católica aprova as representações dramáticas. Por cinco séculos os mistérios e as moral idades proporcionaram educação cristã às massas, enquanto, contraditoriamente, osbufões e os trovadores medievais jogavam nas ruas suas comédias e canções. Por sua vez, no momento em que a aristocracia européia aplaude o teatro como rica forma de entretenimento, surge Rosseau que, seguindo os passos de Platão, propõe a utilização dos jogos numa educação pedocêntrica. Sob forte influência de Rosseau e, mais tarde do pensador americano Dewey, o jogo dramático vai ser incorporadopela educação na metade do século passado. Por outro lado, experiências de teatro livre são incorporadas pela sociedade americana. As publicações de Peter Slade e Viola Spolin tornam a atividade dramática não mais um método auxiliar para o desenvolvimento de conteúdos de outras disciplinas, mas como uma forma de arte própria da criança, com direito a um lugar no currículo.
No Brasil, a questão doensino de teatro vem logo após o descobrimento. Claro que havia, anteriormente, com os índios, rituais e danças próprias das artes cênicas, mas a dramaturgia começa com os jesuítas em 1549. Está documentada a criação de um teatro em língua latina, para conversão dos aborígenes à fé católica, pela catequese e instrução. Centrada na formação do homem moral que serve a Deus, os jesuítas implantaram apedagogia cristã no Brasil, no sentido de educar a vontade, educar o caráter da população colonizada. E durante mais de dois séculos, esta pedagogia se fez por meio de autos, dramas e tragédias.
A tradição dos espetáculos religiosos organizados nos conventos, nos colégios e nas igrejas vai permanecer até a expulsão da companhia de jesus em 1759. As reformas do marquês de Pombal visavam amodernização da cultura portuguesa, em profunda decadência pela dominação espanhola. Pedagogicamente as reformas perpetuam o modelo implantado pela corte portuguesa. As congregações dominicanas, franciscanas e maristas vão desenvolver o ensino de teatro, basicamente voltado para as representações de mistérios e pantomimas pastoris. Primeiro, através da pedagogia tradicional de vertente religiosa, depoisna vertente leiga, onde predominam as horas cívicas, às recepções e demais festividades para marcar datas comemorativas, o “teatrinho de colégio” atravessa os séculos XVIII e XIX. Contraditoriamente, com a construção de teatros neoclássicos, para a corte assistir óperas italianas, o teatro nos colégios foi abandonado. Aliás, sob forte influência europeia o teatro passou a se tornar ponto deencontro da aristocracia lançado em 1932, o “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova” inaugura um período de profundas mudanças nos meios pedagógicos e culturais do país, onde se destaca a preocupação com a escola leiga, gratuita e obrigatória para todos. O interesse pedagógico, antes voltado exclusivamente para os saberes que o professor detinha, se volta agora para o aluno, numa concepção em que asatividades das crianças, como jogos, brincadeiras, são passíveis de uso educacional. Influenciada pelo movimento de livre-expressão, que vê o aluno como ser criativo, a “escola nova” vai oferecer todas as possibilidades de expressão artística, entre elas, o jogo dramático.
A expressão dramática vai ser extremamente útil como forma de aprendizagem mais eficiente e “divertida”, principalmente...
tracking img