Publicidade de cemiterio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1193 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

Esse trabalho tem o objetivo de servir como briefing para o desenvolvimento da campanha de lançamento do cemitério vertical “Phoenix Memorial do ABC”. Por meios de questões e análises, buscamos compreender a importância do cemitério no contexto social e as oportunidades que o novo modelo de cemitério vertical pode trazer para a sociedade contemporânea.

2. Que problemaresolve a questão do cemitério?

O cemitério está presente nas sociedades desde as eras primitivas, já que sempre houve a necessidade de dar um destino aos cadáveres. Pelos fósseis encontrados ao redor do mundo concluí-se que inicialmente os corpos eram enterrados diretamente no solo sem muitos critérios ou cremados. Com o desenvolvimento das civilizações foram criadas técnicas e espaçospróprios para essa finalidade, a exemplo os egípcios que tinham câmaras fúnebres muito bem planejadas, além de conhecimentos de embalsamamento e autópsia.
O destino dos restos mortais foi uma preocupação por todo o mundo, principalmente porque muitas civilizações não se preocupavam simplesmente com o destino do corpo, mas com o destino do espírito. Portanto, a história do cemitério e suaimportância se desenrolam paralelamente a história das religiões.
Independentemente de serem religiões pagãs, cristãs, politeístas ou monoteístas todas deram uma atenção especial a dois momentos da vida do homem, o nascimento e a morte.
Os nascimentos aconteciam de forma natural em todas as partes do mundo, geralmente nas próprias residências, e posteriormente o homem criou espaçosespecíficos para tal procedimento, sendo hoje conhecido por nós como hospitais.
O mesmo ocorreu com a morte, na maioria das vezes os mortos eram velados dentro de casa e posteriormente direcionados para lugares propícios. Cada povo definiu um espaço específico para a destinação dos corpos, quase sempre vinculado a religião tradicional daquela nação. No entanto para exemplificação escolhemos ummodelo tradicional de cemitério, o cristão, que pode ser encontrado em todas as partes do planeta devido o cristianismo ter se tornado uma das religiões com maior número de seguidores.
Os sepulcros cristãos eram localizados dentro dos templos da religião, ou seja, no interior das capelas, igrejas, catedrais e mosteiros. Por serem vinculados a santa igreja só podiam receber os corpos doscristãos, recusando os restos mortais de escravos, judeus, mulçumanos, e de membros de qualquer outra religião que não fosse a cristã, sendo esses vistos como pagãos e excomungados.
O crescimento populacional foi o responsável pelo fim dos sepulcros no interior das igrejas, que por falta de espaço já não conseguiam atender a demanda. Outro fator que contribuiu para o fim desse tipo desepulcro foi a ausência de tecnologia para sanar as questões de higiene, já que odores e contaminação do ar eram corriqueiras nessa época.
A solução para a questão foi criar cemitérios descampados, a céu aberto, evitando assim contaminações e permitindo o sepultamento de um número bem maior de corpos, porém ainda assim eram vinculados a religião cristã.
Importante citar que outrascivilizações utilizavam o modelo de cemitério descampado, inclusive muito anteriormente aos cristãos europeus, como os chineses, japoneses, africanos e até aqui no Brasil os indígenas o faziam.
São inúmeros os fatores de relevância de um cemitério, mas não podemos deixar de citar sua importância como fator político. Hoje vivemos em um mundo moderno, onde o Estado tem um controle administrativo sobreos governados, assim como antigamente dava-se importância a dois processos o do nascer e o do morrer, hoje igualmente se dá.
Por lei o cidadão precisa ter seu nascimento documentado e o mesmo ocorre com a morte, onde os Estado propicia as documentações necessárias junto a outras equipes, podemos citar o IML, hospitais e etc.
Esse processo de legalização da morte se finda no espaço...
tracking img