Pssc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Santa Catarina.
Disciplina: Instrumentação para o Ensino de Física A
Professor: Arden Zylbersztajn 
Equipe: Ângelo Cossa Ferreira, Juliana de Campos Luiz,
Luana Lacy Mattos luanalacy@gmail.com, Paulo Cesar M. Penteado.


Physical Science Study Committee
(PSSC)



1.Contexto Histórico e Surgimento do Projeto:


O contexto social, econômico e políticosempre influenciou, e vai influenciar, as concepções e perspectivas envolvidas no ensino de ciências. Não há como falar do ensino de Física no Brasil sem falar do ensino de Física em nível internacional e do contexto histórico que ele esteve inserido.
No início da década de 50 do século passado, nos EUA, os integrantes do N.S.F. (National Science Foundation) começaram a perceber que o ensino deciências aos jovens americanos mostrava-se deficitário: os estudantes terminavam sua formação inicial com pouco, ou quase nenhum, conhecimento específico em matemática, física, química e biologia. Com isso iniciou-se um movimento de renovação do ensino de ciências, que se estendeu, posteriormente, à Europa e aos demais continentes.
Em 1956, um grupo de professores universitários, de professoresde física em nível secundário (high school) e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), liderados por Jerrold Zacharias e Francis Friedman, formou o Physical Science Study Committee (PSSC) para pensar e propor maneiras de reformular o ensino de Física em cursos introdutórios. O grupo reuniu cientistas, professores, psicólogos, escritores, fotógrafos, técnicos em filmagem e outros, numtotal de 282 pessoas, cujos esforços estavam voltados para produzir um novo curso de Física para a escola secundária norte-americana. Aqueles educadores decidiram que livros textos adequados poderiam estimular, pelo menos em parte, o interesse dos estudantes pelo assunto, levá-los a pensar como cientistas e disponibilizar oportunidades para que resolvessem problemas da mesma forma que um físico.Poderíamos dizer que o projeto de Física PSSC foi um dos maiores representantes do movimento inovador no ensino de ciências. Ele foi uma das primeiras iniciativas de pensar e efetivar um ensino de Física atualizado, motivador e eficiente.
Outras áreas de ciências também foram contempladas com este intuito: o CBA( Chemical Bond Approach) de Química, o BSCS (Biological Sciences CurriculumStudy) de Biologia e o SMSG (Science Mathematics Study Group) de Matemática.
Até esta época, o ensino de Física era baseado principalmente nos livros-textos (Paradigma dos livros), com muita matematização e pouca discussão dos conceitos envolvidos. O PSSC representa uma mudança do paradigma dos livros para o paradigma dos projetos.
Acontecimentos como a corrida armamentista, a escassez deprofissionais atuantes na área de ciências exatas e o desânimo dos jovens perante o prosseguimento de uma carreira cientifica, juntamente com o advento do lançamento do Sputnik , serviram como incentivo de financiamentos para o desenvolvimento do projeto PSSC. Em especial, o lançamento em 1957 do primeiro satélite artificial da Terra, o Sputnik I, pela antiga União Soviética, fato este que foiatribuído ao avanço tecnológico e científico soviético e também ao seu ensino, causou um grande impacto na sociedade americana e promoveu uma mobilização nacional para reverter este quadro, o que resultou em grandes investimentos financeiros para o PSSC.
Na verdade, criou-se um programa nacional de desenvolvimento tecnológico, em que o PSSC e outros projetos na área de ciências estavam incluídos, noqual também fez parte a criação da NASA. Por esses e outros motivos, inicialmente 5 milhões de dólares foram disponibilizados, valor significantemente alto e revolucionário para o período. Neste âmbito pode-se dizer que o PSSC é uma referência na história dos Projetos de Ensino, pois foi o primeiro desenvolvido em larga escala, além de ser um dos precursores na preparação de material didático...
tracking img