Fisica i

Páginas: 3 (574 palavras) Publicado: 24 de fevereiro de 2013
MATÉRIA: FÍSICA-LABORATÓRIO



FÍSICA LABORATÓRIO

Goiânia, 19 de Maio de 2011

* OBJETIVOS

Irei apresentar o movimento de um projétil em duas dimensões, para medir avelocidade inicial, o ângulo de inclinação, para o qual ocorre o alcance máximo.

* INTRODUÇÃO

O movimento curvilíneo é identificado como o verdadeiro movimento de uma partícula, visto que asrestrições unidimensionais não mais são evidenciadas. O movimento não é mais vinculado. Em geral as grandezas físicas envolvidas terão suas características plenas : velocidade, aceleração e força.Igualmente surge a possibilidade de termos o movimento curvilíneo como sendo a somatória de mais de um tipo de movimento unidimensional.
Geralmente na Natureza, o movimento de uma partícula será descritopor uma trajetória parabólica, como é característica do movimento curvilíneo sob ação da força gravitacional terrestre, e aqueles movimentos descrevendo trajetórias circulares estando sujeitos à açãoda força centrípeta, que não é uma força externa, no sentido convencional, mas é uma característica do movimento curvilíneo.
Um exemplo de movimento curvilinio com aceleração, é o movimento de umprojétil, onde o movimento bidimensional de uma partícula lançada obliquamente no ar. O movimento ideal (desprezando a resistência do ar) de uma bola de futebol ou de uma bola de golfe são exemplos demovimentos de projéteis. A componente horizontal da aceleração é nula, esse tipo de movimento se realiza com aceleração constante g, para baixo. Caso se escolha um sistema de coordenadas Oy dirigidopara cima, pode se escrever Ax = 0 e Ay = -g e o movimento será descrito pelas equações.
X= X0 + VOxT
Y=Y0+VOy.t+1/2 Ay.t²
Em que o X0 e Y0 são as coordenadas da posição inicial, V0x e V0y são ascomponentes da velocidade inicial, e Ay=-g é a aceleração da gravidade, dirigida para baixo em relação ao eixo vertical orientado para cima como na figura.

Representação do movimento de um corpo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Física I
  • Física i
  • Fisica I
  • Fisica i
  • Fisica i
  • Física I
  • fisica I
  • Fisica I

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!