Psicopedagogo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: CONSTRUINDO UM PROCESSO PSICOPEDAGÓGICO
Luciane Porto Frazão de Sousa
Resumo
O psicopedagogo e sua atuação como mediador das potencialidades de aprendizagem do indivíduo, atuando tanto clinicamente quanto institucionalmente, tendo como enfoque a possibilidade de trabalho com crianças e adolescentes com deficiência.

Abstract
The psypedagogue and your action likemeddler of the potentialities on learning of the person, action as clinically as like institutional, having the focus how to possibility of working with handicapped children and adolescences.

Descritores
1. Inclusão
2. Educação Especial

Keywords
1. Inclusion
2. Special Education

Introdução
O profissional psicopedagogo atuante quer pautado em pressupostos clínicos quer pautado empressupostos institucionais, atende ao fato de envidar esforços a fim de possibilitar ao indivíduo seu desenvolvimento potencial atribuindo-lhe autoria do seu processo educacional, constituindo-se cidadão e, conseqüentemente, sua inclusão social. Esforços para desenvolver (através da resolução de desafios) novas habilidades, percepções, entendimentos... Sua atuação na área da Educação Especial, comindivíduos com deficiência, torna-se mais desafiadora ao registrar potencialidades e limites do indivíduo e da equipe, no mesmo contexto. Sendo assim, o enfoque situacional ao abranger indivíduos com deficiência requer planos de trabalho em parceria máxima com as instituições escolares. O texto que segue aborda o processo de aprendizagem institucional enfocando três casos de intervenção psicopedagógica,abrangendo sistemas e subsistemas de ensino. O objetivo do trabalho realizado encontra-se na possibilidade de valorização do profissional psicopedagogo e a importância de sua atuação no processo de inclusão em educação.

Método
Psicopedagogia
Em psicopedagogia clínica, a atenção ao(s) sintoma(s) que o indivíduo apresenta pontua as etapas de diagnóstico que levarão aos focos de intervenção. Empsicopedagogia institucional, a atenção às maneiras de lidar com o(s) sintoma(s) que o indivíduo apresenta direcionam a intervenção. A complementação dos dois enfoques psicopedagógicos propicia o trabalho com uma concepção sistêmica, de natureza interativa, onde há o delineamento do contexto de produção do problema.

Nesta trajetória, o sintoma se refere ao significado de uma comunicação. Alinguagem utilizada irá representar a interação existente entre os vários sistemas – escola, família, sociedade – que compõem a realidade. Cada sistema composto por histórias, organização e características próprias. Criança inserida numa história familiar que, além de sua própria organização, provém de um sistema de educação formal que corresponde a um contexto social. Ou, criança inserida numaorganização familiar e educação formal dissociados, mas pertencentes a um contexto social próximo.

O psicopedagogo ao compreender a existência de estrutura, processo e contexto em cada sistema vivenciado pelo indivíduo possui uma visão ampla e global. Dessa forma, o objetivo do profissional é colaborar a fim de encontrar meios que permitam enfrentar e responder às exigências do contexto – família,escola, sociedade. Com uma comunicação clara e funcional, a finalidade básica encontra-se em promover mudanças nas situações que obstacularizam a aprendizagem e a participação; tendo como ações: resolver, discutir, interagir com os agentes de promoção da aprendizagem.

A prática psicopedagógica utiliza-se de planos de trabalho que, adequados a cada contexto, estarão pontuando o processo de construçãode conhecimento do sujeito interferindo nas dimensões relacional, racional e afetiva/desiderativa que o compõe. No nível do presente trabalho desenvolvido, a interferência do profissional ocorreu através da percepção das relações dinâmicas, quer objetiva quer subjetivamente.

Resultados e Discussão
Estudos de Caso
1. Construção de um projeto
“Classes especiais inseridas numa escola...
tracking img