Psicopatologia sociedade e cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (869 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Clínica ampliada – Psicopatologia Sociedade e Cultura

Quando falamos do outro, na tentativa de entender esse outro, trazemos o discurso da diferença, onde podemos pensar adiferença como algo que devemos aceitar e incluir. Ver o outro no sentido mais amplo, dessa forma o outro me lança no limite do pensamento. Esse outro não é o diferente, que sei dele e incluo, esseoutro é o que circunda a cultura por fora.
Importa salientar que Foucault faz a historia do doente mental como a história do outro, mas o que seria o doente ? O doente nada mais é do que umcorpo, um corpo tornado doente pelo olhar do outro. Questionando-se quem diz sobre a verdade, fala-se que é a psiquiatria a possuidora dessa. Nas palavras e as coisas, vale ressaltar, que a psiquiatrianão soube lidar com o outro do seu pensamento. Como demonstrado, na modernidade conhecemos a essência da loucura, ou seja , a doença mental.
Nos dias atuais, uma das expressões maisfreqüentemente utilizadas para designar as diferentes tentativas de articulação entre clínica e política é a de “clínica ampliada”. A proposta de trabalho da clínica ampliada visa superar a clínica tradicional ea dissociação entre reabilitação psicossocial de um lado e clínica de outro. A clinica ampliada num conceito bem popular seria uma pluralidade, feita por muitos. Dessa forma, deve-se observar opsicólogo num atendimento além do consultório. Todas essas questões trazidas por esta clinica ampliada, é a questão da cidadania e um compromisso com a escuta do outro. Devido a essas questões, este seriaum campo tenso, pois dessa forma sairíamos de um discurso médico indo para um discurso político. A clinica ampliada estaria nesse processo de tensão onde existe uma integração entre saúde mental esaúde pública. Assim, não vou mais cuidar do doente mental e sim da doença mental, dessa maneira quando entendemos a reforma psiquiátrica estamos sim dando uma resposta para a sociedade. Dando para...
tracking img