Psicopatia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Esse trabalho é a última parte do “Projeto Cognição” da disciplina Psicologia da Educação . O mesmo foi realizado obedecendo as seguintes etapas:

1. Levantamento de temas através de memorial onde cada dupla relatou situações vivenciadas por eles mesmos, nas quais as atitudes deram algum indício de problemas de ordem psicológica e sobre os quais eles gostariam de investigar melhoras causas.
2. Em seguida os relatos foram entregues para a professora que após a leitura das narrativas indicou temas que por ventura estivessem obscuros.
3. A professora devolveu uma relação com os possíveis temas para as duplas discutirem e decidirem com qual daqueles trabalharia.
4. Após a entrega da relação com os temas as duplas voltaram a discutir sobre o tema escolhido levantandoas suas dúvidas, suas certezas e hipóteses sobre o mesmo entregando-os novamente para a professora.
5. Na sequência do trabalho foi realizada pesquisa de conteúdos que esclarecessem as dúvidas relacionadas e confirmassem ou negassem as hipóteses levantadas.
6. Como última etapa realizamos agora a fase final de organização das informações.






O tema trabalhado pela dupla Pollyanna eGlaura foi a Psicopatia. As dúvidas levantadas foram:

A. A pessoa nasce psicopata ou se torna um ao longo da vida?
B. Quais características deve apresentar um indivíduo para ser diagnosticada a psicopatia?
C. As pessoas com esse transtorno conseguem ter relacionamentos românticos e até chegar a formar uma família?
D. É possível que o psicopata consiga amar ao menos uma pessoa?
E. Ospsicopatas podem ter sucesso na vida escolar e na vida profissional?
F. Todos os psicopatas são assassinos?
G. Será que existem graus de psicopatia diferentes, ou esse transtorno tem a mesma intensidade em todos os casos?
H. Será possível alguém conviver ou trabalhar ao lado de um deles a vida inteira e não perceber?
I. Existe cura para esse transtorno?
J. A maioria dos psicopatas queexistem são de homens ou de mulheres? Por que?
K. Existem diferenças entre psicopatas mulheres e homens?
L. Eles podem chegar a se arrepender de seus crimes?


As certezas que tínhamos ao iniciarmos o trabalho eram de que todos os psicopatas seriam necessariamente criminosos assassinos, cruéis ao extremo e que sentem prazer ao ver o sofrimento de suas vítimas, consideramos também ser umapatologia própria do sexo masculino. Com o presente trabalho tentaremos elucidar nossas dúvidas e confirmar ou não as nossas certezas através da confirmação ou não das nossas hipóteses.
DESENVOLVIMENTO


Pesquisando diversas fontes sobre o tema em questão, Psicopatia, encontramos referenciais que nos orientaram quanto as nossas dúvidas e nossas certezas.
Psicopatia é uma doença mental quetem vários graus de severidade, um transtorno de personalidade. O indivíduo psicopata se caracteriza por total ausência de sentimento de culpa, arrependimento ou remorso pelo que faz de errado; falta de empatia com outro e emoções de forma geral (amor, tristeza, medo, compaixão etc.). Os psicopatas são frios e calculistas,mentirosos contumazes(teimosos,obstinados), egocêntricos, megalômanos(maniade grandeza), parasitas, manipuladores, impulsivos, inescrupulosos, irresponsáveis, transgressores de regras sociais, muitos são violentos e só visam o interesse próprio, não aprendem com os erros passados, com qualquer punição ou método de ressocialização. Eles estão infiltrados em todos os meios sociais, credo, sexo, cultura e são capazes de passar por cima de qualquer pessoa apenas parasatisfazer seus sórdidos interesses. Podemos dizer que são verdadeiros “predadores sociais”, almejam somente o poder, status e diversão e usam as pessoas apenas como troféus ou peças do seu jogo cruel.
É muito comum as pessoas associarem psicopatia com loucura, mas isso é uma ideia equivocada. “Loucura” é o que a medicina denomina surto psicótico (alucinações ou delírios), como ocorre com os...
tracking img