Materiais de construção- cimento portland (mizu e nassau)

475 palavras 2 páginas
Na fabrica daqui são fabricados os cimentos CP II-Z-32 de 50 Kg e o CP V-ARI-RS de 40 Kg. Esses são os cimentos ensacados. Sim, até agora não consegui entrar em contato com a fabrica da Nassau.

A fabricação do cimento Portland se supre de duas matérias-primas básicas: o calcário e a argila. O primeiro é submetido a britagem para atingir um diâmetro máximo de 25 mm² calcário é moído em conjunto com a argila. O material obtido – a mistura crua – é homogeneizado em silos que servem apenas a esse propósito. Na etapa seguinte de processamento, ocorrem as transformações químicas críticas para a produção do cimento. Depois de um pré-aquecimento a uma temperatura entre 700ºC e 800ºC, a farinha crua é submetida a uma chama que atinge 2.000ºC. Nesse processo de calcinação, o componente mais importante do calcário, o carbonato de cálcio (CaCO3), é descarbonatado.
- Cimento Portland Comum CP I
Um tipo de cimento portland sem quaisquer adições além do gesso (utilizado como retardador da pega) é muito adequado para o uso em construções de concreto em geral quando não há exposição a sulfatos do solo ou de águas subterrâneas.
- Cimento Portland CP II (NBR 11578)
O Cimento Portland Composto é modificado. Gera calor numa velocidade menor do que o gerado pelo Cimento Portland Comum. Seu uso, portanto, é mais indicado em lançamentos maciços de concreto.

a. Cimento Portland CP II-Z (com adição de material pozolânico)
- Empregado em obras civis em geral, subterrâneas, marítimas e industriais. E para produção de argamassas, concreto simples, armado e protendido, elementos pré-moldados e artefatos de cimento. O concreto feito com este produto é mais impermeável e por isso mais durável.

b. Cimento Portland Composto CP II-E (com adição de escória granulada de alto-forno)
- Composição intermediária entre o cimento portland comum e o cimento portland com adições (alto-forno e pozolânico). Este cimento combina com bons resultados o baixo calor de hidratação com o aumento de resistência

Relacionados

  • Panorama do cimento
    2167 palavras | 9 páginas
  • Cimento Portland
    1603 palavras | 7 páginas
  • Resistência e compressão de concreto
    39687 palavras | 159 páginas