Psicomotricidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INFORMAÇÕES GERAIS 2

2 INTRODUÇÃO 3

3 OBJETIVOS 5

3.1 GERAL 5

3.2 ESPECÍFICOS 5

4 MATERIAL E MÉTODO 5

4.1 TIPO DE ESTUDO 5

4.2 LOCAL DA PESQUISA 5

4.3 AMOSTRA 5

4.3.1 TAMANHO E AMOSTRAGEM 5

4.3.2 RECRUTAMENTO DOS SUJEITOS E AQUISIÇÃO DO CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO 5

4.3.3 CRITÉRIOS DE INCLUSÃO 6

4.3.3 CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO6

4.4 PROCEDIMENTOS 6

4.5 RELAÇÃO RISCOS/BENEFÍCIOS DA PESQUISA 6

4.6 CRITÉRIOS PARA INTERROMPER A PESQUISA 6

5 CRONOGRAMA 7

6 REFERÊNCIAS 8










1 INFORMAÇÕES GERAIS
Local: ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DE MACEIÓ, ALAGOAS.

a) Orientando:
Nome: Rodrigo Melo Mendes
Grau Acadêmico: Graduando em Educação física licenciatura
Instituição Afiliada:Universidade Federal de Alagoas.
Endereço Postal: Rua Engenheiro Paulo B. Nogueira Nº 117
CEP:
Fone: (82) 99338004
Correio Eletrônico: rodrigu_jaca@hotmail.com
Endereço do Currículo Lattes:


b) Orientando:
Nome:
Grau Acadêmico: Graduando em Educação física licenciatura
Instituição Afiliada: Universidade Federal de Alagoas.
Endereço Postal:
CEP:
Fone: (82)
Correio Eletrônico:Endereço do Currículo Lattes:











2 INTRODUÇÃO

Psicomotricidade é a ciência que tem como objetivo de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É sustentada por três conhecimentos básicos: omovimento, o intelecto e o afetivo. Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização. 
A intervenção psicomotora é indicada para pessoas que podem evoluir melhor através do agir, da experimentação e do investimentocorporal, em casos nos quais é necessário reencontrar a possibilidade de comunicar e de organizar o pensamento, privilegiando a experiência concreta ligada à interiorização da vivência corporal. A intervenção psicomotora tem como objetivo compensar problemáticas situadas na convergência do psiquismo e do somático, intervindo sobre as múltiplas impressões e expressões do corpo e atribuindosignificação simbólica ao corpo em ação1. Na criança, a motricidade e a inteligência se desenvolvem como resultado da interação de fatores genéticos, culturais, ambientais e psicossociais. Um dos modos de avaliar o resultado da ação conjunta desses fatores é determinar o perfil psicomotor da criança, que indica a qualidade do desenvolvimento psicomotor, especificando as habilidades motoras mais e menoselaboradas adquiridas até o momento2.
O desenvolvimento motor humano, na primeira metade do século XX, era entendido como sendo decorrente de mudanças maturacionais no sistema nervoso central, sendo exclusivamente inerentes ao organismo e com pouca influência do ambiente. Recentemente, o desenvolvimento motor tem sido entendido como um processo dinâmico, resultante da interação entre asexigências da tarefa, condições ambientais e as características do executante. Com base nessa visão mais atual de desenvolvimento motor, podemos sugerir que oportunidades de prática estruturada, resultantes da manipulação do ambiente e da tarefa pelo profissional de educação física, poderiam favorecer o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais de maneira mais adequada. Ao considerar que odesenvolvimento de habilidades motoras fundamentais é a base para o desenvolvimento de habilidades específicas, proporcionando melhores condições para uma vida mais ativa, como participação efetiva em programas de atividades físicas e esportivas, é de extrema importância investigar a contribuição das aulas de educação física para a aquisição e refinamento das habilidades motoras fundamentais3....
tracking img