Psicomotricidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDU
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA
PSICOMOTRICIDADE

Maíra Shayane Nascimento da Silva

* Atividades para crianças de 0 a 3anos:

As crianças com idade de 0 a 3 anos de idade, estão no desenvolvimento sensório motor e tudo o que for brinquedos de encaixar, que emitem sons, chocalhos, bichinhos para aprender os seusnomes e sons que eles fazem, bolas e muito mais, ajudam a desenvolver sua noção de espaço, obter equilíbrio, conhecer as formas e o ambiente em que vivem.

* Atividades para crianças de 3 a 7 anos:Aproximadamente entre 2 a 4 anos, surgem os jogos simbólicos, ou faz-de-conta, são exercícios onde a criança utiliza sua imaginação, primeiramente de forma individual, para representar papéis,situações, comportamentos, realizações, utilizar objetos substitutos (por exemplo, uma espiga de milho pode se transformar em uma boneca).A última fase em que Piaget classifica os jogos, são os jogoscom regras (a partir de 5 anos). Aqui as crianças passam do individual e vão para o social, os jogos possuem regras básicas e necessitam de interação entre as crianças, são resultados deste tipo dejogo a aprendizagem de regras de comportamento, respeito às ideias e argumentos contraditórios e a construção de relacionamentos afetivos.

1. Laranja no pé

Organizam-se os participantes emduas alas de cadeiras. Uma laranja é colocada sobre os pés (que se encontram unidos) do primeiro de cada ala. Este procurará passar a laranja sem a deixar cair para os pés do segundo elemento, eassim sucessivamente. Se a laranja cair, a brincadeira prosseguirá do ponto em que caiu, o tempo que for preciso. O grupo que conseguir terminar primeiro será o vencedor da brincadeira.

2. Busca desapatos

A brincadeira é feita com um grupo de oito a dez participantes. O animador ordena que todos descalcem os sapatos, colocando-os amontoados no centro do círculo. Todos retornam para o...
tracking img