Psicomotricidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1184 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro de Ciências Humanas


Curso de Psicologia

Disciplina: Psicomotricidade


Transtornos Psicomotores


Fortaleza – Ceará
Maio de 2012





A Psicomotricidade situa-se entre uma estrutura psíquica e uma estrutura neuro-motora, ela é uma articulação entre o sujeito através do seu corpo em movimento e o mundo externo e interno, espaço em que concebe esse corpo atravésdos gestos, tônus, postura, movimentos, entre outros.
A partir desse corpo em movimento, as atividades realizadas para promover e estimular o desenvolvimento psicomotor infantil apresentam um papel fundamental no crescimento da criança, além de desenvolver várias habilidades.
No período da infância, ocorre o desenvolvimento psicomotor humano principalmente até os sete anos de idade,aproximadamente, e está vinculado a fatores biológicos, sociais e psicológicos, por isso é de extrema importância à estimulação e o incentivo dado à criança através dos subfatores (tonicidade, equilíbrio, lateralidade, imagem e esquema corporal, estruturação espaço/temporal e praxias ampla e fina) para que esse desenvolvimento não se constitua com dificuldades e carências.
A tonicidade, queindica o tônus muscular, tem um papel fundamental no desenvolvimento motor, é ela que garante as atitudes, a postura, as mímicas, as emoções, ou seja, de onde emergem todas as atividades motoras humanas. Atividades como saltar, correr, andar, pular permitem que a criança explore os movimentos do seu corpo, num determinado ambiente, desenvolvendo a locomoção e a manipulação de objetos e dos própriosmembros do corpo.
Segundo Chazaud (1976) a função tônica diz respeito aos movimentos e deslocamentos dos membros e do corpo no espaço (mobilidade), que estão diretamente interligados a alongamentos e encurtamentos (relaxamento e contração) dos músculos.
  Equilíbrio, por sua vez, é a habilidade de alinhar segmentos do corpo contra a gravidade sem cair. Esse equilíbrio é mantidodevido a uma força que se opõe a força gravitacional, dada pelos músculos anti-gravitacionais. Com isso, o corpo mantém-se estável quando é colocado em uma postura ereta. O equilíbrio estático caracteriza-se pelo tipo de equilíbrio conseguido em determinada posição, ou de apresentar a capacidade de manter certa postura sobre uma base. O equilíbrio dinâmico é aquele conseguido com o corpo em movimento,determinando sucessivas alterações da base de sustentação.
 Para nos determos à noção do corpo da criança é necessário relacionar esse lugar do corpo em movimento dentro da área da Psicomotricidade. A criança para constituir o seu corpo, identifica-se primeiramente, com a imagem especular do corpo materno, para depois separar-se dela e reconhecer seu próprio corpo como real e por último,inserir-se no campo do simbólico (em relação à linguagem). E para que esse processo seja alcançado é necessário um investimento e um desejo do Outro, antes mesmo do nascimento do sujeito. O Outro passa a nomear e a significar, os gestos, as posturas, os movimentos do bebê, que por sua vez, vai sendo inserido nesse desejo do Outro, passando a desejar também e a atuar como sujeito no discurso. Ostranstornos picomotores estão ligados ao mundo afetivo da criança.
A criança entre os 6 e 8 meses reconhece como própria a imagem no espelho, reconhecimento que é acompanhado de uma reação de júbilo e alegria. A criança consegue desdobrar o espaço, o real (no qual ela está) e o virtual (que é aquele da imagem).
Estes problemas no corpo são visíveis a qualquer olhar, e se tornam um focode preocupação para o outro. O que se marca é a diferença, a diferença que se percebe em relação a outras crianças. Esta diferença percebida é marcada pela “mãe” através da superproteção, e do super- controle.
O corpo real, da criança recebe então uma atenção especial, uma proteção especial, uma preocupação especial por parte daquele que o vê. É no corpo e em seus movimentos que se situam...
tracking img