Psicomotricidade e o tdah

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicomotricidade e o TDAH

Segundo (FONSECA, 1995, p.100, apud BERTOSO E NOVAES, 2009, p.1 e 2) [...] nosso corpo é um dos instrumentos mais poderosos que o indivíduo tem para expressar seusconhecimentos, idéias, sentimentos, emoções, havendo nela terminologias para denominar as funções psicomotoras. Como, por exemplo: esquema corporal, imagem corporal, tônus, coordenação global ou motricidadeampla, motricidade fina, organização espaço-temporal, ritmo, lateralidade e o equilíbrio.
Bertoso e Novaes (2009) deixam claro que a expressão corporal demonstra não somente as emoções momentâneas, mastambém suas atitudes, seu contexto cultural e até sua história pessoal. A manifestação corporal está ligada à aprendizagem da primeira infância. “As mensagens do corpo, por serem geralmenteinconscientes, tendem a ser menos censuradas do que as mensagens orais” (Bertoso e Novaes, 2009). A psicomotricidade está relacionada às aprendizagens como: escrita, operações matemáticas, ensinamentos formaise isto implicam em um corpo psicomotor organizado, dizem os autores.
”Enquanto a criança não conseguir organizar seu corpo no tempo e espaço, porém não conseguirá ficar sentado em uma cadeira, terconcentração, segurar o lápis com firmeza, fazer uma reprodução num papel do que se elaborou em seu pensamento” (FONSECA, p 157, 1996 apud BERTOSO E NOVAES, 2009).
Quando a criança demonstra seusatos impulsivos, quem está ao seu redor não gosta e acaba se afastando, sem consciência de que está fazendo algo errado essa criança passa pela sociedade como mal-educada e este afastamento causa baixaauto-estima no individuo. A criança que faz parte do quadro do TDAH é uma criança desleixada, desorganizada e desastrada e isto prejudica sua auto-imagem afirma Almeida (2002) apud Bertoso e Novaes(2009).
Uma pesquisa feita pelos mesmos autores mostra uma atraso psicomotor de um ano em relação a coordenação e equilíbrio, em esquema corporal, lateralidade, orientação espacial e orientação...
tracking img