Tdah

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de dezembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E OFICINAS PSICOPEDAGÓGICAS: UMA PARCERIA POSSÍVEL PARA O PROCESSO DE ENSINAR E DE APRENDER.

INTRODUÇÃO

Através da leitura e análise do caso de Thiago, pude fazer um levantamento do comportamento e levantar hipóteses usando os conteúdos das matérias dadas nos módulos de psicomotricidade, psicolingüística e deficiência de aprendizagem.
O TDAH é identificado, namaioria das vezes, primeiramente durante a idade escolar, pelas alterações de comportamento da criança por conseqüência do transtorno, como a perda de atenção e sua difícil ou complicada relação com os colegas em sala de aula. O TDAH costuma gerar enorme angústia para os pais e para as crianças que a possuem. Crianças e adolescentes diagnosticados com TDAH são rotineiramente taxados de“problemáticos”, “indisciplinados” ou, até mesmo, “pouco inteligentes” (ABDA).
É importante nunca se olvidar que todas as crianças apresentam momentos de desatenção e de impulsividade, e que podem exibir altos níveis de energia de vez em quando. No caso de TDAH, porém, esta conduta se manifesta quase todo o tempo. Mesmo quando a criança exibe a conduta descrita como hiperativa, típica do TDAH, ainda que o façade forma consistente, não se deve chegar à conclusão imediata e taxativa de que a criança possui esta desordem. É necessária uma completa avaliação, por profissionais capacitados, e que se modificam de acordo com a idade da criança (Russell 2002). Importante reafirmar em não confundir o transtorno com a propalada “má-educação” que os pais estão oferecendo àquele filho, o que, sabidamente, tantafrustração pode trazer.
De acordo com Vygotsky (2004), a aprendizagem é um processo social. É possibilitada através das áreas de desenvolvimento proximal, isto é, da distância entre a zona de desenvolvimento real, que se costuma determinar através das soluções independentes de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, ou seja, aquilo que a criança ainda não sabe, mas que pode aprender. Azona de desenvolvimento proximal pode ser ilustrada através daquilo que a criança faz hoje com auxílio de adultos ou mesmo de crianças mais hábeis, mas que amanhã poderá fazer por si mesma.
Pode-se exemplificar através da criança que esboça o desejo de caminhar, a partir da visualização que faz de um adulto caminhando. O auxílio para caminhar que o adulto fornece exerce o papel da zona dedesenvolvimento proximal, pois ela, sozinha, sem o apoio do adulto, não é ainda capaz de caminhar. A criança não caminha sozinha, mas é capaz de fazer com ajuda. Logo, porém, estará caminhando por si só. A zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky, enfim, possibilita verificar as futuras aprendizagens da criança.
Partindo dessa premissa, podemos afirmar que o desenvolvimento da criança na escolatem suma importância, pois o papel do professor é semelhante ao do adulto que caminha, instigando a criança a alcançar a plenitude de seu desenvolvimento potencial.


DESENVOLVIMENTO

Tiago é um garoto de 9 anos, que cursa o 4º ano do E. Fundamental em uma escola pública. Tem muita dificuldade de prestar atenção na aula, tem pouca paciência para estudar, é agitado, inquieto e faz muitascoisas ao mesmo tempo, não associadas em sala de aula. Seu desempenho está sendo prejudicado em leitura, calculo e escrita e ninguém sabe como trabalhar com ele. Só fica mais tranqüilo quando está fazendo algo do seu interesse. Vai com freqüência para a diretoria por ser considerado bagunceiro. Tem dificuldade de manter atenção em atividades muito longas, repetitivas e nas provas são visíveis seuserros por distração. Esquece recados, material escolar, aquilo que estuda na véspera da prova. As mães de outros coleguinhas acham que ele está atrapalhando o desenvolvimento da classe. Diante desse quadro a escola encaminhou Thiago para uma avaliação psicopedagógica.
Diante do quadro apresentado a hipótese diagnóstica é a de transtorno de déficit de atenção com hiperatividade. O TDAH é um...
tracking img