Psicologias resumo do cap 1 e 2 do livro de ana merces

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2182 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Psicologia ou as psicologias
Ciencia e senso comum
Todos entendem um pouco de psicologia, aí cabe o dito popular" de psicologo e louco todos nós temos um pouco". Quando alguém tem alguma habilidade em lidar com determinada situação costuma se dizer que ela tem ou usa a psicologia. Mas essa não é a psicologia dos psicólogos e sim a psicologia do senso comum.
O senso comum
O conhecimento darealidade
O corre corre do dia a dia, quer dizer que estamos vivos, já a ciencia é uma ativida de eminente reflexiva. ela procura compreender, elucidar e alterar o cotidiano a partir de seu estudo sistemático.
Na ciencia, baseamo nos na realidade cotidiana e pensamos sobre ela. Precisamos conhece l a além de suas aparencias. O cotidiano e o conhecimento científico que temos da realidade seaproximam e se afastam: aproximam se porque a ciencia se refere ao real, afastam se porque a ciencia abstraí a realidade para compreende la melhor, transformando a em objeto de investigação - o que permite a construção do conhecimento sobre o real.
O senso comum é intuitivo, espontaneo e sem ele a nossa vida seria muito complicada.
A necessidade de acumularmos esse tipo de conhecimento espontaneoparece nos óbvia, imagine se tivéssemos que descobrir diariamente as coisas.
O senso comum nesse tipo d3e conhecimento percorre um caminho que vai do hábito a tradição, passando de geração para geração. E nessa tentativa de facilitar o dia dia que o senso comum faz suas próprias teorias, na realidade um conhecimento, que numa interpretação livre, poderíamos chamar de teorias médicas, físicas,psicológicas etc
Senso comum: uma visão de mundo
O senso comum mistura e recicla os outros saberes muito mais especializados e os reduz a um tipo de teoria simplificada, produzindo uma determinada visão de mundo.
O senso comum integra de um modo precário(mas é esse o seu modo), o conhecimento humano. isso não ocorre rapidamente, muitas vezes podemos estar próximos do conceito científicico, mas nãosabemos. Esses são exemplos da apropriação que o senso comum faz da ciencia.
Áreas do conhecimento
O conhecimento intuitivo seria pouco para que o homem dominasse a natureza em seu próprio proveito. os gregos no seculo 4 a. C, já dominavam complexos calculos matemáticos, até hoje considerados difíceis. Os gregos precisavam entender esses calculos para resolver seus problemas agrícolas,arquitetonicos, navais etc.
Questão de sobrevivencia e com o tempo esse conhecimento foi se especializando cada vez mais, até o homem chegar a lua tal era o nivel de sofisticação. a este tipo de conhecimento que futuramente foi chamado de CIÊNCIA.
Povos antigos também tiveram seu conhecimento, preocupados com a existencia humana. As especulações em torno desse tema formarão um corpo de conhecimentodenominado filosofia. a especulação sobre a origem do homem, seus mistérios, pricípios morais forma outro corpo de conhecimento chamado RELIGIÃO.
Quando o homem desenhou nas paredes das cavernas sua própria figura e da caça, demonstrou traços da sensibilidade e emoção da qual é dotado. E esse tipo de conhecimento denominamos ARTE.
Arte, filosofia, religião, ciência e senso comum são dominios doconhecimento humano.
A Psicologia Científica
Foi preciso definir o senso comum para demarcar o campo de atuação de cada uma sem confundi las.
É uma tarefa árdua e complicada definir a psicologia como ciência, então é precido definir o que é ciência primeiro(o que não é nada fácil).
O que é Ciencias?
A ciência compõe se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade, expressopor meio de uma linguagem precisa e rigorosa, obtidos de maneira programada, sistemática e controlada, permitindo assim a verificação da sua validade.
Assim podemos saber como determinado conteúdo fpi construído, possibilitando a reprodução da experiencia e o saber pode ser transmitido, verificado, utilizado e desenvolvido.
Possibilita dar sequencia a esse conhecimento, a partir de algo...
tracking img