Psicologias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
psicologias Resumo Do Cap. 1 e 2 Do Livro De Ana Mercês

A Psicologia ou as psicologias
Ciência e senso comum
Todos entendem um pouco de psicologia, aí cabe o dito popular" de psicólogo e loucotodos nós temos um pouco". Quando alguém tem alguma habilidade em lidar com determinada situação costuma se dizer que ela tem ou usa a psicologia. Mas essa não é a psicologia dos psicólogos e sim apsicologia do senso comum.
O senso comum
O conhecimento da realidade
O corre do dia a dia, quer dizer que estamos vivos, já a ciência é uma ativada de eminente reflexiva. ela procura compreender,elucidar e alterar o cotidiano a partir de seu estudo sistemático.
Na ciência, baseamos nos na realidade cotidiana e pensamos sobre ela. Precisamos conhece l a além de suas aparências. O cotidiano e oconhecimento científico que temos da realidade se aproximam e se afastam: aproximam se porque a ciência se refere ao real, afastam se porque a ciência abstraí a realidade para compreende lá melhor,transformando a em objeto de investigação - o que permite a construção do conhecimento sobre o real.
O senso comum é intuitivo, espontâneo e sem ele a nossa vida seria muito complicada.
Anecessidade de acumularmos esse tipo de conhecimento espontâneo parece nos óbvia, imagine se tivéssemos que descobrir diariamente as coisas.
O senso comum nesse tipo d3e conhecimento percorre um caminho quevai do hábito a tradição, passando de geração para geração. E nessa tentativa de facilitar o dia que o senso comum faz suas próprias teorias, na realidade um conhecimento, que numa interpretaçãolivre, poderíamos chamar de teorias médicas, físicas, psicológicas etc.
Senso comum: uma visão de mundo
O senso comum mistura e recicla os outros saberes muito mais especializados e os reduz a um tipo deteoria simplificada, produzindo uma determinada visão de mundo.
O senso comum integra de um modo precário (mas é esse o seu modo), o conhecimento humano. Isso não ocorre rapidamente, muitas vezes...
tracking img