Psicologia e cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1208 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL


PSICOLOGIA E CULTURA


INTRODUÇÃO

O tema a ser explanado, abordará as questões psicossociais relacionados ao filme Tropa de Elite, as linhas tênues(frágeis) que definem humanos de animais.
Destacaremos o comportamento e o cotidiano do BOPE, bem como a comparação dos comportamentos dos seres humanos e animais.

O filme Tropa deElite, tem como tema o batalhão de policiais de operações especiais (BOPE) da polícia militar do Estado do Rio de Janeiro. Retrata a dura realidade de mais de sessenta favelas da cidade, tomadas por traficantes fortemente armados.
O BOPE, intervém quando a polícia convencional não consegue resolver os problemas mais complexos e observamos que com o passar do tempo, o policial é afetadopsicologicamente com tantos horrores presenciados no dia a dia da corporação.
O filme retrata a importância de colocar em prática uma política de segurança pública que não incentive ainda mais a violência através do confronto, vingança, da desvalorização do policial que vive expondo sua vida em risco, sendo que muitos são mortos em confrontos com os marginais.
Mostrou claramente as regras atuais e ascondições sociais de nossa sociedade com relação a processo de corrupção, violência policial e a fragilidade desse sistema, destacando um trecho do filme em que o personagem principal revela que a “paz no Rio de Janeiro depende do equilíbrio delicado dos bandidos e a corrupção dos policiais”.
Na comparação de comportamento proposta no trabalho, entre seres humanos e animais destacamos a seguir comentáriosde importantes pesquisadores no assunto, que dizem: “Não há nenhuma diferença fundamental entre o homem e os animais mais superiores do reino no que diz respeito a suas faculdades mentais....há uma imensa diferença entre a mente do homem mais primitivo e das espécies animais mais superiores”; afirmou o naturalista inglês Charles Darwin.
Com essa teoria, a teoria da evolução, Darwin propôs que oshumanos descenderam dos primatas e que recentemente uma das linhas tênues que garantia a superioridade da raça humana perante aos animais era a cultura.
A cultura é estabelecida por comportamentos e conhecimentos acumulados, socialmente transmitidos e que se baseiam no aprendizado e imitação. Nos animais, o conceito de cultura adotado por pesquisadores, são padrões de comportamentos estáveis quenão sofreram influência humana, genéticas ou ambientais.
Existe continuidade entre os animais nos aspectos estruturais, fisiológicos e psicológicos, mostrando que há semelhanças nos processos cognitivos e afetivos entre humanos e não humanos.
Eduardo Ottoni acredita que para considerarmos os animais como coabitantes do nosso planeta e mantermos convívio de respeito seria necessário cultivarmosas diferenças.
Concluindo essa parte do tema, enfatizamos o comentário da socióloga Eliane Rapchan que diz:
“Mostrar a complexidade fascinante do comportamento animal enterraria definitivamente os modelos que associam automaticamente muitas espécies animais a máquinas ou a criaturas exclusivamente dominadas por instintos”.
Entendemos por cultura o desenvolvimento intelectual, o saber, oscostumes e valores de uma sociedade. Observamos no filme Tropa de Elite, traficantes aliciando crianças e adolescentes que vivem nas favelas onde são dominadas pelo crime, servindo de “empregados” das drogas, em uma situação corriqueira para eles, uma vez que, esse “serviço” atravessou gerações.
Policiais corruptos também são destacados no filme, mostrados em ações criminais, onde o sistema corrompe,não aceitando por parte dos novatos, melhoria em forma de mudanças burocráticas e adoção de regras, sendo considerado normal e sem escapatória o cotidiano vivido por eles.
A sociedade também já associou que bandido será sempre bandido e policial corrupto será sempre corrupto. Há tanto tempo convivendo com isso que já se tornou costumeiro e algo distante de ser modificado.
Isso tudo, faz...
tracking img