Psicologia e acidente de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
No Brasil está regulamentada a um pouco mais de 40 anos e tem suas atuações em vários campos, sendo o mais comum a Psicologia clínica. A Psicologia a serviço da prevenção de acidentes de trabalho teve sua introdução no mundo através de diversos autores, que já tratavam do ser humano envolvido em acidentes de trabalho, porém, ainda de forma bastante tímida. No Brasil através da obra Acidentes deTrabalho – Fator Humano, Contribuições da Psicologia do Trabalho, Atividades de Prevenção, do Psicólogo José Augusto Dela Coleta em 1979 é que houve uma grande contribuição da Psicologia para Segurança do trabalho. Segundo a autora este livro contribuiu por três sentidos:
1) O de demonstrar sua importância no cenário da produção cientifica e nas investigações sobre o fenômeno do acidente detrabalho.
2) Demonstra para psicólogos do país a necessidade de produzir conhecimento cientifico sobre o fenômeno.
3) O de reafirmar a presença do profissional da psicologia neste campo de atuação.

Veremos a importância de lidar com o fenômeno comportamento de forma cientifica, cuidando para que não caia no senso comum, principalmente utilizado por profissionais que não tem o menor preparopara atuar com o fenômeno comportamento. Isto não quer dizer que estes profissionais não tenham sua importância no contexto da segurança do trabalho, porém cada qual com sua competência técnica.
Ainda, refere-se ao comportamento como algo complexo e que são as relações que o individuo estabelece com seu ambiente de trabalho, não como manipulação, como dizem alguns críticos da psicologia dasegurança do trabalho. Aliás, como já citado, a prevenção passa pela concessão de poder aos trabalhadores e pela participação dos envolvidos, isto por si só, desmente que trabalhar com o comportamento preventivo em segurança é manipulação.

A noção de Comportamento Seguro

Uma das grandes indagações que se faz no mundo da segurança é: o que separa os equipamentos modernos, normas e procedimentos,orientações de treinamento da atuação concreta dos trabalhadores?
De acordo com a autora, mais do que uma ação visível da pessoa, o comportamento pode ser entendido como um conjunto de relações que se estabelecem entre aspectos de um organismo e aspectos do meio em que ele atua e as conseqüências da sua atuação, sendo o meio caracterizado como maquinas, ferramentas, relação com colegas esupervisores, normas e procedimentos entre outros. O Comportamento caracteriza-se por uma relação dinâmica composta por três perspectivas: o que acontece antes da ação desse organismo (ou junto com ela), a própria ação (ou o fazer) e o que acontece depois, como resultado da ação (Botomé, 2001).

Comportamento Seguro ou Comportamento de Risco?

Nesta parte indaga-se a utilização do termo ato insegurocomo forma de referir-se a aspectos comportamentais em segurança. Mostra-se que utilizar o termo é um reducionismo aos aspectos comportamentais tais como vimos anteriormente. Outro ponto é a dificuldade em se trabalhar com o termo comportamento seguro devido a escassez de produções que tratem do oposto ato inseguro.
O chamado comportamento seguro pode ser definido por meio da capacidade deidentificar e controlar os riscos da atividade no presente para que isso resulte em redução da probabilidade de conseqüências indesejáveis no futuro, para si e para o outro. Já o comportamento de risco poderia, então, ser definido por meio da relação com sua conseqüência, que é o aumento da probabilidade dos acidentes ocorrerem em função da influencia que exerce sobre as mesmas variáveis.


Evitamosacidentes ou Promovemos Saúde?

Destaca-se que a característica essencial do fazer prevenção é atuar antes que ocorra o acidente. Por isso, prevenir é diferente de diagnosticar precocemente ou tratar com eficiência. Prevenir conforme o livro implica em agir em relação aos determinantes dos problemas e não apenas em relação aos problemas e suas conseqüências, o que muda o foco de atuação....
tracking img