Psicologia transpessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal da Paraíba
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Departamento de Administração
Psicologia Das Organizações
Prof.(a): Jorge Oliveira



Psicologia Transpessoal

João Pessoa
2012

Psicologia Transpessoal


Abordagem dos estudos sobre a Psicologia Transpessoal
Busca enteder o homem integralmente e vê-lo como ser que sente,
Pensa, se expressa e age em todosos momentos do existir.

João Pessoa
2012

SUMÁRIO

1 Introdução
2 Histórico
2.2 O que é a Psicologia Transpessoal ?
2.3 Objetivo
2.3 Aspectos principais
2.4 Críticas á Psicologia Transpessoal
2.5 Psicologia Transpessoal no Brasil
3 As Visões da Psicologia Transpessoal.
3.2 Visão de homem.
3.3 Visão de mundo.
4 O Ser humano na abordagem transpessoal.4.2 O que a psicologia transpessoal oferece.
4.3 Ocorrências transpessoal que costumam ocorrer em grandes grupos.
4.4 Principios epistemológica que fundamentam a psicologia transpessoal

5 Conclusão

RESUMO

O conteúdo presente neste relatório trata-se dos estudos da psicologia transpessoal. O relatório irá abordar algumas das principais dúvidas sobre a psicologiatranspessoal, como por exemplo,qual é a visão de mundo, a visão do homem,as principais críticas a esse estudo, o que essa psicologia oferece,como ela vê o ser humano, e muitos outros aspectos de extrema importância para a psicologia.

.

1 INTRODUÇÃO

É a Escola de Psicologia que pesquisa num nível científico a espiritualidade. Entretanto, é importante frisar que a Psicologia Transpessoal não éreligião, nem parapsicologia, apesar de se interessar e investigar, quando necessário estes aspectos e contextos da experiência humana.O termo transpessoal foi adotado depois de uma considerável deliberação para abranger os relatos de pessoas praticantes de várias disciplinas da consciência que falavam de experiências de uma extensão da identidade para além da individualidade e da personalidade.Desse modo, não se pode considerar a psicologia transpessoal um modelo de personalidade em termos estritos, porque a personalidade é tida como apenas um dos aspectos da nossa natureza psicológica. A psicologia transpessoal é, antes, um instrumento de pesquisa da natureza essencial do ser.

A Psicologia transpessoal é o estudo e prática psicológica dessas experiências na saúde, educação,organizações, instituições, incluindo não só sua natureza, variedades, causas e efeitos, seu desenvolvimento, bem como a sua manifestação na filosofia, arte, cultura, educação, religiões. Todavia, é importante observar o que essas definições não determinam, não excluem o pessoal; não o invalidam; enquadram-no dentro de um contexto mais amplo, o qual reconhece a importância de ambas as experiências pessoaise transpessoais; também não prendem as disciplinas transpessoais a nenhuma filosofia, religião ou visão do mundo específica, nem restringem a pesquisa a um determinado método.

2 HISTÓRICO

2.2 O QUE É A PSICOLOGIA TRANSPESSOAL?
É um ramo da psicologia que busca a compreensão dos múltiplos estados da consciência e propõe a superação dos conflitos por meio de uma “cosmovisãointegradora os métodos da psicologia transpessoal abrangem experiências de expansão temporal e espacial da consciência, inclusive regressões a “vidas passadas”, como forma de conduzir o indivíduo a estados psíquicos superiores, que o ajudem a superar os condicionamentos do ego e a viver plenamente.

2.3 OBJETIVO
A Psicologia Transpessoal tem como objetivo fomentar esclarecimentos e buscarcaminhos a fim de configurar uma visão do homem integral.
Entender o homem integralmente é vê-lo como ser que sente, pensa, se expressa e age em todos os momentos do existir
de estudo os estados de consciência que transcendem a pessoa além do conceito de ego., A Psicologia transpessoal está voltada para a expansão do campo de pesquisa psicológica a fim de incluir o estudo da saúde e do bem estar...
tracking img