Trabalho de fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A máquina eletrostática mais primitiva foi desenvolvida por Otto von Guericke (1602-1686), em Magdeburgo, atual Alemanha, por volta de 1663. Consistia em uma esferasólida de enxôfre montada sobre um eixo de ferro, que se encaixava em um suporte em uma caixa de madeira. A caixa servia para guardar acessórios para o gerador. A esfera eragirada pelo eixo com uma mão enquanto atritada com a outra mão. Quando eletrizada, era retirada do suporte e usada para experimentos diversos, como perseguir uma pena, queera ora atraída, ora repelida pela esfera. Von Guericke, entretanto, não distinguia claramente o que era a eletricidade.



R.: O primeiro gerador de eletricidade foium gerador eletrostático de frição. Foi construído no século XVII pelo alemão Otto Von Guericke e era constituído por uma esfera de enxofre com um eixo ligado a umamanivela. Girando a manivela, a esfera fricionava um pano de lã e produzia eletricidade.

Outros geradores eletrostáticos se lhe seguiram. De entre eles, os geradoreseletrostáticos por indução utilizam também a frição, mas permitem a geração de eletricidade por influência.

Enquanto os primeiros modelos apenas geravam uma forma deeletricidade (positiva ou negativa), outros permitiam gerar as duas formas.

Em 1785 foi construído um gerador eletrostático capaz de produzir tensões de 300 000 Volt e descargascom 60 cm de comprimento.

Em 1930 um físico norte-americano construiu uma máquina eletrostática que tomou o seu nome (máquina eletrostática de Van de Graaf). É umamáquina destinada a laboratórios de Física Nuclear e é constituída por dois cilindros ligados por uma correia em que existe geração de eletricidade por frição e por indução.
tracking img