Psicologia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1195 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desafio de aprendizagem de
PSICOLOGIA social

SERVIÇO SOCIAL 2° Módulo

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 2011

UMA INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA SOCIAL
O que a Psicologia Social faz é revelar os graus de conexão existentes entre o ser e a sociedade à qual ele pertence, desconstruindo a imagem de um indivíduo oposto ao grupo social. A Psicologia Social também estuda o condicionamento – processo pelo qualuma resposta é provocada por um estímulo, um objeto ou um contexto, distinta da réplica original – que os mecanismos mentais conferem à esfera social humana, enquanto por sua vez a vivência em sociedade igualmente interfere nos padrões de pensamento do Homem. Esse ramo da psicologia pesquisa, assim, as relações sociais, a dependência recíproca entre as pessoas e o encontro social. Estasinvestigações teóricas tornam-se mais profundas ao longo da Segunda Guerra Mundial, com a contribuição de Kurt Lewin, hoje concebido por muitos pesquisadores como o criador da Psicologia Social.
No Brasil, destacam-se nesta esfera dois psicólogos que trilham caminhos opostos: Aroldo Rodrigues – que tem um ponto de vista mais empirista, ou seja, acredita nas experiências como fonte única do conhecimento -, eSilvia Lane – que adota uma linha marxista e sócio-histórica. Ela tem discípulos conhecidos nos meios psicológicos, entre eles Ana Bock, influenciada pelo bielo-russo Vigotski, e Bader Sawaia, que realizou importantes estudos sobre a exclusão e a inclusão. Estes psicólogos acreditam que a economia neoliberal e o Estado que o alimenta criam subjetividades moldadas segundo as suas característicaspróprias, ou seja, têm grande influência sobre o desenvolvimento emocional dos indivíduos. Esta linha de pensamento é mais aplicada em discussões teóricas do que no interior dos consultórios.

FILME
O PESCADOR DE ILUSÕES

Uma das cenas que podemos destacar como crise de consciência é quando Jack chega ao fundo do poço, sendo atacado pela culpa e pelo remorso e está prestes ao suicídio, conheceo mendigo Perry que o protege e o salva, levando-o a sua casa.
No decorrer do filme Jack se sente na obrigação de ajudar Perry, mas não por caridade e sim pra livrar-se da culpa que ele tem de ter matado sua mulher mesmo isto tendo ocorrido indiretamente. Nesse momento, desesperado, ele tenta comprar sua paz de espírito com dinheiro porém Perry lhe diz que quer mesmo ajudar. Jack não conseguindopagar sua divida com o dinheiro, ajuda Perry a conquista a mulher que ele tanto admira. Contudo, mais uma vez esse ato não é de caridade e ajuda, mas sim num modo de aliviar a sua culpa, é como ele trouxesse de volta a mulher que ele matou.
Uma visão clara disso é o fato da mulher ser loira igual a sua ex-mulher.
Visão psicológica da cena
No  filme “O pescador de ilusões” o personagem JackLucas, que é ancora de um programa de radio de falsa auto-ajuda, onde em vez de ajudar, ele desestrutura e zomba dos ouvintes, usando uma  psicologia inversa que tem como aspecto relevante a psicologia  que aborda de forma bem ilustrativa  próximo  a realidade das doenças mentais. Jack sem compromisso ético,  vive uma crise de consciência,  quando encontra com um mendigo Perry  que muda suatrajetória de vida. 
Abordando na visão psicológica a questão de Esquizofrenia, das relações humanas e dos  outros. A estrutura se baseia em três aspectos conflitantes e de extrema importância que são:  depressão,  diferentes formas da psicose e consequências de um trauma.
Podemos concluir através do filme que em nossa vida somos surpreendidos pelo inesperado. Jack e  Perry são as  dificuldades,  contradições que enfrentamos ao longo dessas buscas.  Jack representa a nossa realidade e  Perry representa  a nossa fantasia.  O filme todo relata os confrontos que temos entre o real e o ilusório.

TEORIA DA PSICOLOGIA SOCIAL

Foi no ano de1933 que nasceu Sílvia Tatiana Mauer Lane pessoa de grande dignidade e delicadeza, responsável pela criação de uma verdadeira “escola”de Psicologia...
tracking img