Psicologia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3921 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
h1

A PSICOLOGIA SOCIAL NO BRASIL: um pequeno resgate* Márcia Antonia Piedade Araújo**
Resumo Este trabalho aponta, de forma breve, a história da Psicologia Social no Brasil a partir de 1920 até o ano 2000 enfocando-se as várias contribuições de estudiosos como Raul Briquet, Arthur Ramos, Manoel Bomfim, entre outros. Aborda-se a criação dos primeiros cursos de graduação e pós-graduação empsicologia social no país, além da criação de entidades – conselhos e associações -, como novos espaços de reflexão e discussão acerca desse campo. Parte-se do princípio de que o conhecimento de sua construção histórica pode possibilitar reconhecer melhor as lutas atuais e onde elas se situam ou contradizem a trajetória histórica. Palavras-chave: História. Psicologia. Psicologia Social. Abstract Thiswork highlights, briefly, the social psychology history in Brazil, from 1920 to 200, focusing several contributions from scholars such as Raul Briquet, Arthur Ramos, Manoel Bomfim, among others. The criation of the first graduation and post graduation courses in social psychology in the country is aproached, besides the criation of counsellings and associations entities. It starts from theprinciple that the knowledge of its historical construction can lead to better acknowledge the present battles and where they are placed or contradict the historical way. Key-words: History. Psychology. Social Psychology.

1 INTRODUÇÃO O desenvolvimento de uma ciência e, sobretudo, as grandes transformações que nela se registram são produto de um conjunto de determinações históricas, as quaisculminaram por estruturar idéias que fundamentaram e possibilitaram seu surgimento como ciência. O processo de constituição da Psicologia foi multideterminado e, dentre suas várias causas, é pertinente considerar desde a preocupação com os fenômenos psicológicos que foram, ao longo dos séculos, modificando-se e desenvolvendo-se até conquistar sua autonomia científica. Nessa rápida trajetória da PsicologiaSocial que vamos traçar é imperativo saber que compreender o processo de sua construção histórica significa abrir caminhos
*

Trabalho apresentado na Mesa Redonda “Psicologia Social no Brasil: percursos e possibilidades de atuação” do VIII Encontro Humanístico Nacional, São Luís, 2008. ** Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora do Departamentode Psicologia da Universidade Federal do Maranhão.

2

para que seja possível aprender, questionar e transformar os princípios que fundamentam o pensamento psicológico. Uma vez que o homem se encontra em constante movimento, sua construção ocorre de forma sempre contínua, influenciado que é pelas diversas mudanças por que passa no contexto em que está inserido, sejam elas mudanças de ordemhistórica, política, econômica, social ou cultural (JURBERG, 2000; KAHHALE; ANDRIANI, 2002).

2 A PSICOLOGIA SOCIAL NO BRASIL
Segundo Bomfim (2003a) três referenciais fazem parte do contexto de produção da Psicologia Social: os relacionados com o progresso de áreas afins como a sociologia, a antropologia, a educação, a história social e a própria psicologia; o avanço da psicologia social em paísesda Europa, nos Estados Unidos e, mais recentemente, na América Latina e ainda às condições históricas e econômicas mundiais, especialmente, às condições nacionais que, aliadas às demandas sociais de comunidades, grupos e movimentos sociais, abriram caminhos no campo do conhecimento psicossocial. A Psicologia Social aparece em 1908, com a publicação de “Social Psychology”, de Edward Ross e “AnIntroduction to Social Psychology” de William McDougall. Ross, de orientação sociológica, fazia referência a conceitos como mente coletiva, costumes sociais, opiniões sociais e conflitos. McDougall referia que as características sociais e o comportamento se baseavam na natureza biológica, idéia em que a psicologia social se apoiou em seu desenvolvimento. Mesmo sabendo que existem contribuições...
tracking img