Psicologia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA SOCIAL
APOSTILA
2009



SUMÁRIO
O QUE É PSICOLOGIA SOCIAL ....................................................................... 2
A PERCEPÇÃO SOCIAL ................................................................................... 3
O INDIVÍDUO NO MEIO SOCIAL E A FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE .....7
A LINGUAGEM E O DESENVOLVIMENTO DO SUJEITO ............................... 9MOTIVOS SOCIAIS ......................................................................................... 11
ATITUDES ....................................................................................................... 13
RELAÇÕES INTERPESSOAIS ...................................................................... 15
A APRENDIZAGEM , A ESCOLA E O MEIO SOCIAL....................................17
O SUJEITO & A VIDA NO GRUPO / O ENCONTRO SOCIAL ........................21

O QUE É PSICOLOGIA SOCIAL

Psicologia social é a área do conhecimento que procura estudar as interações entre os sujeitos e a influência do ambiente no comportamento dos destes. Sendo difícil separar fenômenos psicológicos dos sociais, pois se encontram intimamente relacionados; tendo em vista que o meioambiente, o contexto, é agente fornecedor de estímulos que atingem diretamente o ser humano.
Aroldo Rodrigues define este ramo da psicologia como sendo aquele que estuda as manifestações de comportamento provocadas pelas interações das pessoas.
A psicologia social estuda as condutas humanas, influenciadas por outras pessoas. (KRÜGER, 1986) A nova psicologia social estuda a natureza social dohomem, entende-se que cada indivíduo aprende a ser homem nas relações com outros homens, criando cultura através das relações que se estabelecem num contexto. Sem as relações, sem os outros homens com quem se relacionar, podemos mesmo imitar os modelos que nos são oferecidos, diversos dos modelos de condutas humanas. Há exemplos catalogados na história da humanidade que rela e tristemente ilustramisto, o caso mais célebre é o de Victor de Aveyron, um menino encontrado na floresta de Aveyron, França, em 1799, aparentava ter em torno de 11 anos, na falava, grunhia e tinha aversão ao contato humano. Este caso tornou mundialmente famoso o médico francês Phillippe Pinel, seu cuidador, na época.
Outra das histórias documentadas é Amala e Kamalla, duas meninas completamente selvagens, resgatadaspor uma expedição, perto de um vilarejo no norte da Índia, em 1920.
Para, Lucien Malson que escreveu em 1963 um livro sobre as crianças selvagens, a conclusão é: "Será preciso admitir que os homens não são homens fora do ambiente social, visto que aquilo que consideramos ser próprio deles, como o riso ou o sorriso, jamais ilumina o rosto das crianças isoladas". (MALSON, 1964, p. 55)




APERCEPÇÃO SOCIAL
Não dá para falar de percepção sem falar de Gestalt, uma abordagem da Psicologia que possui como ponto central de seus estudos a PERCEPÇÃO. A Gestalt ganhou o mundo no início do século XX, é um termo alemão que significa: forma, aparência, estrutura, configuração, percepção. Esta teoria nasceu de questionamentos aos princípios de outra teoria, o Behaviorismo, que tem como pontocentral de seus estudos, investigações sobre o comportamento. Resumidamente pode-se dizer que os Behavioristas diziam que todo estímulo provocava uma resposta, e, os Gestaltistas acreditavam que toda resposta que emitimos, perante um determinado estímulo, passa pelo crivo de nossa percepção. Então, se damos um ataque de gritos por causa de um acidente hoje, não quer dizer que o faremos sempre quepresenciarmos um, mas quer dizer que o fizemos, pois, naquele momento, por razões que podem ser diversas, percebemos aquela situação como algo extremamente estressante.
A gestalt é conhecida também como a Psicologia da Forma ou Psicologia da Percepção. E tenta compreender como funciona o dinâmico processo da percepção nos homens.
Nossos sentidos (visão, audição, paladar, olfato e tato) são...
tracking img