Psicologia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA SOCIAL E COMUNITÁRIA


A Psicologia Comunitária dedica-se a estudar, compreender e intervir no cenário de questões psicossociais que caracterizam uma comunidade. Salienta-se porsua praticidade e pela diversidade das opções teóricas e intencionalidades que estruturam seus fazeres. Irma Serrano-Garcia e Collazzo (1992) desenvolveram um estudo comparativo no qual procuraramexplicitar as diferenças evidentes entre as práticas de Psicologia Comunitária nos EUA e na América Latina. Para tanto, examinaram experiências realizadas em comunidades, tendo em vista os marcosconceituais que caracterizavam os fazeres em comunidades em cada um desses territórios. Dentre os resultados deste estudo está a de-limitação de modos de desenvolver Psicologia Comunitária. As práticasestadunidenses revelaram a adoção de intervenções estruturadas na psiquiatria clínica comunitária, na psicologia condutista, na perspectiva ecológico-contextual e na psicologia organizacional, entre outras.Já na América Latina, a análise dos dados ressaltou maior diversidade de marcos conceituais que revelaram a busca de apoio na dialética marxista, em estudos transculturais, na preocupação como desenvolvimento social e econômico, com a tecnologia, com a ação e mudança social e com a interdependência entre fatores estruturais, psicológicos e condutuais.
Dentre os marcos conceituaisressaltados pelos autores para descrever o trabalho Social Comunitário pre-dominante na América Latina, está a Psicologia Social Comunitária. Essa, por seu caráter histórico-crítico e generalista, tem sidoum campo de trabalho no qual a interlocução com os movimentos sociais e com outros saberes pode inspirar práticas atentas à complexidade do cotidiano.
A Psicologia Comunitária é uma disciplinarecente. Sua origem remonta, por um lado à psiquiatria social e preventiva, à dinâmica e psicoterapia de grupos, práticas "psi" que conceituavam uma origem social a seus objetos de estudo. Embora as...
tracking img