Atps de comportamento orgonizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA







NOME DE ALUNO:











COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: algumas reflexões





























SÃO BORJA

2012.

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL







NOME DE ALUNO:















COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: algumas reflexões



Trabalhoapresentado à disciplina de ....da Faculdade Anhanguera Educacional, como requisito parcial para aprovação na disciplina, sob a orientação do professor

















SÃO BORJA

2012.

Comportamento Organizacional: algumas reflexões



Introdução

Este trabalho visa discutir sobre os conceitos de Comportamento Organizacional, enfatizando as dimensões que interferemnas relações dentro das organizações. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, lançando-se mão de conceituações, teóricos, estudiosos da área e experiências profissionais. Inicia-se, primeiramente, com definição do que é uma organização, posteriormente, o que é e qual a finalidade de um administrador, e, por último, discussão do real significado do comportamento organizacional e suacontextualização.

Primeiramente, definiremos rapidamente os termos “organização” e “administrador”. Para tanto, defini-se empresas como sendo organizações, como por exemplo, escolas, igrejas, clubes, hospitais, bem como os órgãos públicos. Além disso, uma organização é uma unidade social organizada, composta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente ininterrupta, quevisa atingir uma meta comum.
Outra peça relevante nesta discussão são as pessoas que supervisionam as atividades das outras e que são responsáveis pelo alcance dos objetivos nessas organizações são os administradores. Eles tomam decisões, alocam recursos e dirigem as atividades de outros com o intuito de atingir os objetivos de uma organização. O trabalho dos administradores pode serexaminado a partir das funções que desempenham, dos papéis que assumem ou das habilidades que demonstram.
Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar e controlar.

As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requeremhabilidades humanas em alto grau de refinamento. A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do comportamento organizacional.

De modo particular, investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho,entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.

Aprofundando o tema:

Quando falamos em habilidades humanas, a terminologia mais utilizada para denominar o seu estudo é Comportamento Organizacional. Por isso, é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósitode utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

O comportamento organizacional estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem mais eficazmente.

Em outras palavras, o Comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nasorganizações e de como esse comportamento afeta o desempenho destas organizações.

É o ato de se estudar seres humanos dentro das Organizações, visando elaborar formas mais adequadas de motivação para os funcionários, ao mesmo tempo em que dá lucros para a empresa. Além disso, podemos dizer que o Comportamento Organizacional se preocupa com o que as pessoas fazem dentro das organizações e de...
tracking img