Psicologia,psicanalise e psiquiatria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Psiquiatria
A Psiquiatria é uma especialidade da Medicina voltada ao tratamento do transtorno mental. O psiquiatra, pois é um médico e sua ação privilegia o cérebro, o órgão que realiza as funções mentais. O médico psiquiátrico possui um conhecimento sistêmico, funcional e anatômico do cérebro de um ser humano. Sua especialidade muita das vezes é confundida com outros profissionais como umneurologista ou um neurocirurgião.
Já presenciamos situações como: Uma pessoa que enfrenta dificuldade pra organizar ideias, como resultado de um acidente vascular cerebral. Esse caso como outros diversos, são modificações na estrutura física do cérebro contribuem para afetar seu funcionamento.
O tratamento desses tipos de transtornos, em que ocorreu um funcionamento inadequado do cérebro, dependendode sua natureza, pertence aos campos da Neurologia, da Neurocirurgia ou da Psiquiatria.
Caso1
Um jovem estudante, aos seus 18 anos, iniciou o uso de drogas ilícitas, sendo incentivado por seus próprios amigos e já fazia uso também de bebidas alcoólicas desde os seus 13 anos. Esse rapaz teve que passar por várias internações para desintoxicação, mas nada disso adiantava, porque quando retornavapara casa e voltava a sua rotina normal, encontrava-se com os amigos e usava drogas novamente. Seu estado emocional foi altamente afeto, ele entrou em um grau de agitação, não conseguindo se concentrar em muitas das atividades realizadas durante a internação, com isso ele teve dificuldade de se relacionar com o seu meio ambiente.

Psicanálise
Psicanálise é a ciência do inconsciente que foi fundadapor Sigmund Freud (1856-1939). Um método de investigação, que consiste essencialmente em evidenciar o significado inconsciente das palavras, das ações, das produções imaginárias (sonhos, fantasias, delírios) de um sujeito.
A psicanálise é um método psicoterápico baseado nesta investigação e especificado pela interpretação controlada da resistência, da transferência e do desejo. O emprego dapsicanálise como sinônimo de tratamento psicanalítico está ligado a este sentido, como exemplo: começar a analise.
Para a Psicanalise, acontecimentos ocultos (inconscientes) encontram-se na gênese dos conflitos intrapsíquicos, que produzem desconforto e manifestam-se na forma de sintomas e sinais.
Sintomas podem ser observados, por meio do comportamento dos indivíduos no ambiente de trabalho. Por outrolado, na cultura brasileira, é bastante comum que as pessoas relatem seus sintomas para supervisores e colegas.
Caso2

Certa mulher aos seus 50 anos teve que procurar o serviço de psicoterapia, pois o seu problema era sua filha que não tinha um bom relacionamento com o seu marido, ela afirmava que eles não se batiam, brigavam a todo o momento, eram arrogantes e nunca nenhum deles cedia. Essecomportamento provoca na mulher uma posição incomoda de ser espécie de leva e atrás, porque eles não se falam e ela acaba sendo um caminho entre ambos. Tais comportamentos fazem com que ela chore e fique muito desanimada, ela afirma também que tudo isso é caso antigo e talvez nunca vá ser selecionado.
Psicologia
A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais, com oobjetivo de entender por que as pessoas pensam, sentem e agem da maneira que o fazem.
Hoje em dia a psicologia pode contribuir em varias áreas do conhecimento, possibilitando cada área uma gama infinita de descobertas sobre o homem e seu comportamento, ou sobre o homem e suas relações.
Na Organização, a ação da Psicologia estende-se a várias áreas, atuando com indivíduos e ou grupos, com váriosobjetivos. Emprega extensa extensamente a metodologia cientifica, partindo da observação em profundidade dos fenômenos e valendo-se de uma série de instrumento e técnicas. Podemos dizer fatores socioculturais arraigados e questões ligadas a cada pessoa, aos grupos, aos processos e outras facilitam ou constituem barreiras notáveis para o trabalho de mudança comportamental, configurando-se um desafio...
tracking img