Assuntos diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2727 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Propostas de Redação já exploradas na Funcec



REDAÇÃO 01

| |
|LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES QUE SEGUEM:|
|Leia atentamente a proposta de redação e escreva a resposta a tinta (preta ou azul), no espaço correspondente. |
|Ajuste a extensão de seu texto ao espaço disponível (MÁXIMO DE 20 LINHAS).|

TRECHO 01
‘Poço’ participar do encaminhamento para ESTAGIÁRIOS? (adaptado)

Antes que você tenha um faniquito pelo título do artigo, ressalto que recebi uma mensagem, assim mesmo, de uma jovem interessada em estagiar em uma das empresas parceiras do InstitutoVia de Acesso. Eis a resposta dada: “se você for estudante poderá participar dos encaminhamentos para estágio. Recomendamos, porém, que participe do programa de Capacitação do Via de Acesso, realizando seus cursos e workshops, em especial, o de comunicação escrita”.

Em outra ocasião, examinei o relatóriode estágio de um estudante de direito. Ele informava sua participação na análise de um documento de um caso assumido pela banca. Lá pelas tantas, o estagiário escreve a palavra “cequiço”. Não conhecia a palavra. Li de novo. Outra vez. Finalmente entendi o seu sentido. Era “sexo” o que ele tentou escrever.Infelizmente, esses exemplos são casos freqüentes nos meios educacional e empresarial do Brasil. Trata-se de uma realidade no cotidiano das escolas e das corporações que precisa ser combatida com empenho. Na era da comunicação em tempo real, escrever errado ou sem sentido representa negociação malfeita,perda de contrato e emprego.

(FONTE: LEAL, Ruy. “Poço” participar do encaminhamento para estagiários?’ Rev. Vencer, Ano VII, n. 73, p.82)

TRECHO 02
A riqueza da língua (adaptado)

(...) Dominar a norma culta de um idioma é plataforma mínima de sucesso para profissionais de todas as áreas.Engenheiros, médicos, economistas, contabilistas, administradores que falam e escrevem certo, com lógica e riqueza vocabular, têm mais chance de chegar ao topo do que profissionais tão qualificados quanto eles, mas sem o mesmo domínio da palavra. (...)

Nas grandes corporações, os testes de admissão concedem àcompetência lingüística dos candidatos, muitas vezes, o mesmo peso dado à aptidão para trabalhar em grupo ou ao conhecimento de matemática. Diversas pesquisas estabelecem correlações entre tamanho de vocabulário e habilidade de comunicação, de um lado, e ascensão profissional e ganhos salariais, de outro.(FONTE: TEIXEIRA, Jerônimo. A riqueza da língua. Rev. Veja, Ano 40, edição 2025, n. 36, p. 88-89, 12/09/2007)

INSTRUÇÃO: Considerando os dois trechos lidos, REDIJA um texto dissertativo, discutindo a seguinte assertiva: “No mundo do trabalho, a língua portuguesa é um investimento de futuro.”...
tracking img