Psicologia (perguntas sobre Estruturalismo)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3788 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1-Compare e aponte as diferenças entre as abordagens da psicologia de Titchener e Wundt. Descreva a visão de Titchener sobre o papel da mulher na psicologia.
Tanto a abordagem Wunditiana como a abordagem estruturalista empregavam o uso da introspecção em seus experimentos, entretanto na visão de Wundt a introspecção devia ser estabelecida por meio da apercepção (junção de todos os por menoresde um estímulo e/ou objeto de observação para então constituir a unificação de um todo consciente), já para Titchener o estabelecimento da introspecção devia ser firmado em uma observação mais subjetiva, dando ênfase aos elementos ou pormenores, assim podemos dizer do objeto selecionado para observação. De forma bem resumida podemos afirmar que enquanto Wundt focava-se no todo, Titchener focava-senas partes.
É fato afirmamos que Ttichener foi um grande incentivador do progresso da classe feminina na psicologia enquanto ciência, nenhum psicólogo naquela época concedeu tantos títulos de doutorado em psicologia á mulheres como ele. Em certa ocasião chegou a insistir na contratação de uma mulher como professora. Ainda sim se portava firmemente em excluí-las das reuniões dosexperimentalistas.
2-Na perspectiva de Titchener, qual o objeto de estudo adequado para a psicologia? Em que ela difere dos objetos das outras ciências?
Na perspectiva de Titchener o objeto de estudo adequado para psicologia era a experiência consciente, tendo como método a introspecção, focada é claro em seu ponto de vista.
Tendo em foco a experiência consciente como objeto de estudo da psicologia, podemosdizer que ela difere dos objetos das outras ciências, pelo fato de que nos experimentos das outras ciências o relato subjetivo da percepção humana não faz diferença na conclusão final da experiência.
3-O que é erro de estímulo? Qual a distinção apontada por Titchener entre a consciência e a mente?
Erro de estímulo é uma confusão entre o processo mental que esta sendo estudado e o objeto deobservação, mais claramente dizendo é quando o observador em questão observa o objeto em si e não os seus elementos componentes, usando em sua descrição uma linguagem atribuída ao seu dia-a-dia, ao invés de elaborar uma descrição mais minuciosa do que está vendo.
Exemplo de erro de estímulo: “Vejo uma flor vermelha.“
Exemplo sem erro de estímulo: “Vejo pétalas pequenas de textura macia, de cor vermelha,envolvidas de forma entrelaçada.”
Para Titchener a consciência é a soma das experiências existentes em determinados momentos, já a mente a soma das experiências acumuladas ao longo do tempo.
4-Descreva o método de introspecção de Titchener. Qual a diferença entre o seu método e o de Wundt?
Titchener utilizava de rigoroso treinamento para a auto-observação em seu laboratório
A descrição dessemétodo pode ser descrita como: relatos detalhados, subjetivos e qualitativos das atividades mentais do indivíduo durante o ato de auto-observação (introspecção).
A diferença entre o método de Wundt e Titchener estava em Titchener acreditar que os elementos componentes do objeto observado deviam ser descritos com detalhismo ao contrário de Wundt que tinha como foco as mensurações quantitativas eobjetivas, referindo assim o valor da experiência a um todo unificado.
5-O que o termo reagente, empregado por Titchener, indicava a respeito da sua visão sobre os observadores humanos e as pessoas em geral?
Basicamente de que o ser humano funcionava de forma mecanicista, ou seja, de que o homem era um instrumento mecânico de registro que reagia e respondia de forma objetiva as característicasdo estímulo do observado.
6-Descreva o três estados elementares da consciência e os quatro atributos dos elementos mentais definidos por Titchener. De que forma Titchener começou a alterar o seu sistema no final da carreira?
Estados Elementares da Consciência
Sensações----------Percepção
Se trata das funcionalidades fisiológicas: tato, audição, visão e olfato
Essas proporcionam a percepção...
tracking img