18025876987236

688 palavras 3 páginas
I. O QUE FOI O ESTRUTURALISMO?

O Estruturalismo foi um estudo da Psicologia por Edward B. Titchener (1867 – 1927) define-se o estruturalismo como a psicologia da ciência e consciência, houve uma estreita relação do método e abordagem adotada por Wundt embora houvesse inúmeras divergências de Titchener, entre essas se destaca o estudo relacionado à consciência partindo de elementos voltados a compreender sua estrutura.
A partir de então, surge o Estruturalismo, que para Titchener foi a analise da consciência do comportamento onde algumas sensações podem inicialmente ser divididas das experiências adquiridas ao longo do tempo através de direções simples, sendo assim divergiu-se da teoria de Whundt.
Wundt tinha a ideia de atitudes do individuo conscientes e mecanizadas, Titchener analisava a introspecção de um processo mais simples, porém Titchiner sofreu uma relevante oposição a seus processos de desenvolvimento, que, sendo contrariados por partir da experiência de associar a noção do individuo em função do sistema nervoso, levando a Psicologia a ser observada na área das ciências naturais.

II. O QUE FOI O FUNCIONALISMO?

O Principio do funcionalismo é responder as seguintes perguntas: “O que fazem os homens?” e “por que o fazem?”.
Fundado pelo Psicólogo e Filosofo Willian James (1842-1910), que de maneira sucinta apresentou objeções nos estudos do Estruturalismo apresentado por Titchiner.
Para Willian James era essencial analisar as funções dos processos mentais conscientes, analisando-as em seu ambiente natural, ou seja, na parte física do individuo, levando em conta a ação do cérebro sobre a consciência.
Ele também se opunha categoricamente a argumentação artificial de Wundt. Pois em sua interpretação as experiências conscientes eram apenas experiências conscientes e não acúmulos de elementos.
Pois segundo Willian a consciência encontra-se em constante mudança, o qual ele enfatizava os aspectos não racionais da natureza humana, alegando que os

Relacionados