tomate

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tomate
Marcos Paulo

O cultivo de Tomate do produtor ao consumidor.

O tomate ao contrario do que a leigos pensam e dizem, é considerada uma fruta, cultivado em terrenos arenosos, soltos e permeáveis. O tomate necessita de um clima ameno, encontrando em regiões de clima temperado, a colheita deve ser realizada 100 dias após seu plantio. Tem um custo baixo em vista de outras frutas,custando cerca de dois a três reais por pé.
O tomate pode ser cultivado o ano inteiro, se o clima for ameno. Esta planta necessita de um clima ameno, pois geada, frio ou calor muito intenso podem prejudicar o desenvolvimento da planta. Em lugares onde o frio no inverno é muito intenso, o tomate deve ser produzido no verão, o que pode fazer com que a planta cresça normalmente.
Para o cultivo, o terrenodeve ser solto, permeável, e bem drenado. Um tomateiro deve se encontrar a, pelo menos, 50 cm da outra planta, e entre as linhas deve ocorrer uma distância mínima de 1,20 m.

Importância econômica
O Brasil produz cerca de 27 milhões de toneladas de tomate por ano, sendo um dos maiores produtores mundiais de tomate. Para realizar uma grande produção de tomate, é necessário um alto nível detecnologia e de recursos. O Brasil, sendo um grande produtor de tomate, gera cerca de 100 empregos/hectare pra serviço como a colheita manual.
O tomate tem diversos fins de processamento, como por exemplo, o tomate seco. O preço desses derivados do tomate é influenciado pelo mercado internacional, por isso os produtores de tomate, estão investindo em tecnologias que ajudem a reduzir custos e quediminuam a perda da fruta no processo de colheita.

Composição nutricional
O tomate é composto por cerca de 94% de água, e cerca de 6% de compostos orgânicos. Por meio do melhoramento genético, cientistas vêm alterando essas quantidades de nutrientes para obter um fruto de melhor qualidade.

Clima
O tomate nasce em diversas condições climáticas, facilitando o cultivo dessa fruta em diversospaíses diferentes, porém ainda existem fatores que dificultam o seu cultivo. A temperatura se for muito elevada atrapalha o desenvolvimento da planta, assim como as chuvas. Outro fator que influencia muito no rendimento do tomate, é a época em que a fruta é plantada, pois é preferível que seja plantado em épocas que contenham poucas precipitações pluviais, baixa umidade relativa do ar e pouca variaçãode temperatura.

Solo
Antes de o plantio ser realizado, é aconselhado fazer uma analise de solo, a fim de descobrir se a área tem propensão a alagamentos, ou que tenha bancos de areia, cascalho e pedras.
É preferível que o solo seja macio, leve, profundo e permeável, além de ser interessante o uso de mudas que começam seu ciclo de vida em formas de isopor em uma estufa. Quando é utilizada aforma de colheita mecanizada, se faz necessária a ocorrência de terrenos mais planos e evitar a presença de pedras, que podem ocasionar danos ao maquinário.
Em algumas regiões onde o solo tem um pH não muito aconselhável para a produção de tomate, usa-se o cal e fertilizantes, fazendo com que o solo readquira os nutrientes necessários para que se tenha o menor número de perdas de produção.Adubação
O tomateiro, embora não necessite de muitos nutrientes para que tenha uma grande produção, necessita de um alto teor de adubo, que faz a planta ter mais resistência a temperaturas e a pragas.
O tomateiro exige alto teor de adubação, devido ao fato de apresentar baixa absorção de nutrientes enquanto não apresentar suas primeiras folhas. A partir deste momento a absorção aumenta até atingirseu máximo, voltando à decrescer enquanto estiver ocorrendo a maturação dos frutos.
Em locais onde tem um alto índice de perdas tomateiras, costuma-se colocar vários tipos de nutrientes, e muito adubo, fazendo a planta ter uma resistência maior para que ocorra uma menor perda de produção.

Cultivares
Como o Brasil é um grande exportador de tomates, necessita de muitas técnicas para que o...
tracking img