Psicologia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO




















































































SUMÁRIO

SUMÁRIO 3
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 7
2.1 MOTIVAÇÃO: CONCEITO.....................................................................................8
2.2ESTRESSE: CONCEITO E GERENCIAMENTO...................................................9
2.3 LIDERANÇA CONCEITO E EFICÁCIA............................................................... 11
2.4 PODER:CONCEITO E APLICAÇÃO....................................................................12
2.5 CONFLITO:CONCEITO E APLICAÇAO..............................................................13
2.6 CULTURAORGANIZACIONAL: CONCEITO E FUNÇÃO.................................. 14
2.7 CLIMA ORGANIZACIONAL:CONCEITO........................................................... .15

3 CONCLUSÃO..........................................................................................................19
REFERÊNCIAS 24
INTRODUÇÃO

.


O campo da psicologia organizacional nasceu dediversas forças e se desenvolveu crescendo por meio do conflito global, hoje o psicólogo organizacional deve ser multidisciplinar. Mudanças ocorreram velozmente nas organizações, que ocorreram principalmente no século XX, exigindo dos psicólogos organizacionais uma grande disposição estratégica e capacidade de gerenciamento de pessoas, facilitando mudanças, e também promovendo uma melhorqualidade de vida. As atividades que os psicólogos mais realizam dentro da área Organizacional são: recrutamento, seleção, aplicação de teste, acompanhamento de pessoal, treinamento, avaliação de desempenho, análise de função/ocupação, planejamento/execução de projetos, desenvolvimento organizacional, cargo administrativo, assessoria, analise de cargos/salários, aconselhamento psicológico, diagnósticosituacional, supervisão de estágios acadêmicos, orientação/treinamento para profissionais, psicodiagnóstico e consultoria.
O psicólogo organizacional não pode ser apenas um aplicador de técnicas, mas sim compreender o homem como um ser social, que esta em constante interação com o meio. Ele precisa consolidar sua identidade profissional para não perder a oportunidade de demonstrar seupapel e que este se torne conhecido, bem como suas possibilidades de contribuir e sua importância estratégica dentro das organizações.
Do psicólogo organizacional, também é exigido uma postura pro ativa, negociadora, perspicaz, atualizada, ética e flexível, que absorva as inovações tecnológicas e comportamentais. O psicólogo organizacional é como consultor interno e externo nasorganizações e por isso deve ter um caráter empreendedor, percebendo o grau de responsabilidade no sentido de implantar a capacitação das empresas frente a novos desafios, adaptando-as às exigências do mercado atual.
O psicólogo organizacional é definido como um profissional que tem o papel de “ajudar a organização a pensar”, e com isso ajudar a torná-la capaz de lidar com problemas emergentes dasmudanças nas relações entre o capital e o trabalho.
A prática do psicólogo organizacional é diversificada, dentro de suas atividades em uma organização encontramos o Recrutamento e Seleção. O recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa a atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização, é realizado sempre de acordo com as necessidadespresentes e futuras de recursos humanos da organização. Existem dois tipos de recrutamento, o recrutamento interno, que está fundamentado na movimentação de quadro de pessoal da própria organização e o recrutamento externo, que ocorre quando não é possível obter-se candidatos às vagas dentro da organização. Após o processo de recrutamento inicia-se o de seleção, é a tarefa de escolher os...
tracking img