Psicologia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho

De

Psicologia organizacional






O Monge e o Executivo

James C. Hunter






Resenha


John Daily é um empresário bem sucessido que percebe que está fracassando como marido, pai e chefe. O rumo que as coisas começaram a seguir nunca foi o esperado por John, que faz com que ele busque um novo sentido para sua vida.
Em conversa com Rachel, suaesposa, John decide ir até a igreja que sua família freqüenta para conversar com o Pastor que logo indica um mosteiro chamado João da Cruz, que tinha por objetivo mudar a vida de pessoas como John.
John mostrou interesse pelo mosteiro logo após ouvir do pastor que Leonard Hoffman, um dos mais bem sucessidos ex-administrador de empresas dos Estados Unidos, era o principal frade e o que otransformou em um foram as mesmas situações que John estava enfrentando.
Ao chegar em casa John diz a Rachel que vai para o mosteiro.
Peter é nome do padre que recepcionou John quando chegou ao mosteiro, e lhe disse que seus companheiros seriam três mulheres e mais dois homens durante uma semana.
E é aí que começa a nova etapa que vai mudar a vida de John para um rumo maisesclarecedor, conversando e aprendendo com seus colegas e os frades do retiro, para achar e corrigir o erro que estava acabando aos poucos com a vida dele - o que acontece com a maioria dos líderes hoje.
O monge defende que a base da liderança não é o poder e sim a autoridade, conquistada com amor, dedicação e sacrifício. E diz ainda que respeito, responsabilidade e cuidado com as pessoas são virtudesindispensáveis a um grande líder. Ou seja, para liderar é preciso estar disposto a servir.
Através da história desses personagens fascinantes, James C. Hunter apresenta conceitos fundamentais para melhorar nossa capacidade de liderança e o convívio com os outros, ajudando assim a nos tornarmos pessoas melhores e abrindo caminho para o sucesso duradouro.






LiderançaLiderança: É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.
No seminário, o monge que é conhecido como Simeão, ensina que a liderança em sua base não é o poder , e sim a autoridade, que deve ser uma meta de conquista motivada pelo amor, dedicação e sacrifício e que a autoridade é edificada sobre oalicerce identificado como serviço e sacrifício. Defende ainda que consideração e cuidado com os liderados são imprescindíveis na conduta de um líder de sucesso. Ou seja, para ser um grande líder é necessário desenvolver o hábito de servir as pessoas, conforme modelo apresentado pelo maior Líder - Quem quiser ser líder deve ser primeiro servidor. Se você quiser liderar, deve servir. - JesusCristo.






Habilidade


Disse que ouvir é uma das habilidades mais importantes que um líder pode escolher para desenvolver e que acima de tudo que para liderar é preciso estar disposto a servir.
Habilidade é a capacidade, são todas as características desenvolvidas por um bom líder. Sua disposição de fazer o que é certo, com amor, através da autoridade.
Sãopráticas ou comportamentos desenvolvidos para alcançar seus objetivos como líder inconsciente e habilidoso.








Poder


Poder é o exercício de forçar alguém a realizar sua vontade. Através de imposições e punições. Forçando a pessoa a fazer o que foi determinado por medo das conseqüências.








Autoridade


A habilidade de levar as pessoas a fazeremde boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal.
Poder é definido como uma faculdade e autoridade é definida como habilidade.






Principais características de um líder


Quem quiser ser líder deve ser primeiro servidor. Se você quiser liderar, deve servir. - Jesus Cristo.
A responsabilidade e o cuidado com as pessoas são virtudes...
tracking img