Psicologia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO ADMINISTRAÇÃO

ROGÉRIO BOSCAINI KRUNITZKY





llll







psicologia organizacional




















Arroio do Meio
2009


rogério boscaini krunitzky

















psicologia organizacional









Trabalho apresentado ao CursoAdministração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Psicologia Organizacional.


Orientador: Prof. Sara Maria de Melo Elgenneni











Arroio do Meio
2009




sumário

1 Introdução..................................................................................................................

2Desenvolvimento.......................................................................................................

3 Conclusão..................................................................................................................

4 Referências................................................................................................................INTRODUÇÃO

Neste trabalho acadêmico iremos aprofundar nossos conceitos relacionados à área de Psicologia Organizacional nas organizações. Para tanto iremos responder à algumas perguntas e dissertar em outras.












































2- DESENVOLVIMENTO



COMPORTAMENTOORANIZACIONAL


Comportamento organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos nos ambientes das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.
Já para outro autor, o comportamento organizacional é um campo de estudosque investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.
As três esferas de análise são: estrutura, tecnologia e pessoas.
A estrutura se refere aos relacionamentos formais da organização, como, por exemplo, os níveishierárquicos, organograma etc.
A tecnologia aparece como suporte, oferecendo recursos para pessoas desempenharem seus trabalhos e, com isso, tem interferência direta nos processos organizacionais.
Já as pessoas dentro das organizações são inúmeras vezes analisadas como recursos, isto é, como portadoras de habilidades, conhecimento, capacidades e potencial, porém, não sedeve esquecer que pessoas também são portadoras de características de personalidade, emoções, expectativas etc.




MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA


Para os cientistas Stoner e Freeman, a motivação é um conjunto de fatores que provocam, canalizam e sustentam o comportamento de um indivíduo.
Liderança é a capacidade de conectar os colaboradores de umaorganização ao foco do negócio. É manter empregados que ajam e trabalhem como proprietários.
Então, a liderança e a motivação têm que trabalhar juntos. O líder tem que despertar a motivação em seus colaboradores para que esses executem as tarefas de forma natural e com gosto. A principal tarefa de um bom líder é saber o quer motiva o corpo funcional da empresa. Pesquisas já provaram quesalários não são vistos como os principais atraentes para colaboradores de uma empresa. Existe mais coisas subjetivas envolvidas nas relações de trabalho que têm mais importancia que somente o salário alto. Cabe ao líder saber reconhecer esses detalhes e trabalha-los.




TEORIAS MOTIVACIONAIS


HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW


Abraham Maslow...
tracking img