Psicologia - matriz maiores 23

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9850 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Psicologia como ciência: objecto, métodos e bases biológicos do comportamento

Psicologia como Ciência:
1879 – Criação do 1º Laboratório por Wundt
4 requisitos:
- Objecto bem definido;
- Métodos aplicáveis ao objecto;
- Linguagem rigorosa e objectiva;
- intencionalidade própria, dirigida para o objecto em questão.
Características:
- Revisibilidade;
- Universalidade;
-Objectividade;
- É metódica;
- Experimental (rigorosa, clara e precisa);
- Racional;
- Contextualizada historicamente.
Integrada durante seculos na filosofia a Psicologia só se torna uma ciência independente nos finais do séc. XIX, quando Wundt funda o 1º Laboratório de Psicologia Experimental em 1897 (Leipzig, Alemanha). É a partir deste acontecimento que se vão desenvolver, de formasistemática, as investigações em Psicologia.
A curta história da Psicologia Cientifica é atravessada por paradigmas (sistemas, correntes teóricas) que apresentam diversas concepções, que se reflectem na definição dos objectos, métodos e práticas cientificas diferentes.
Wundt, Pavlov, Watson, Kohler, Freud e Piaget foram os autores que lideraram as principais tendências da Psicologia, desenvolvendoteorias, modelos explicativos, que não só orientaram, em determinado período, as actividades dos investigadores, como marcaram de forma decisiva o desenvolvimento da Psicologia.
A grande variedade e diversidade de teorias é condição e resultado do desenvolvimento de uma ciência que tem por objecto o ser humano em toda a sua complexidade.

Objecto:
* Associacionismo
* Behaviorismo
*Gestaltismo
* Construtivismo
* Psicanálise

Associacionismo:
Wundt e o Associacionismo (ou estruturalismo; ou atomismo)
·   Influenciado pelas mais recentes descobertas da Química (todas as substancias químicas são compostas por átomos que se combinam, formando moléculas), Wundt vai decompor a Consciência nos seus elementos simples – as Sensações;
·   Defendia uma concepção atomista,segundo a qual as operações e processos mentais são a organização de sensações elementares, que se associam;
·   Para Wundt, o objecto da Psicologia é o estudo da mente, dos processos mentais, da experiência consciente do Homem. É no seu laboratório que vai procurar conhecer os elementos constituintes da consciência, a forma como se relacionam e associam;
·   Para conhecer a consciência, Wundtutilizava como método a Introspecção Controlada: observadores treinados descreviam, no laboratório, as suas experiências, resultantes de uma situação experimental definida. Através da introspecção, os sujeitos experimentais descreviam o que sentiam, os seus estados subjectivos, resultantes de estímulos visuais, auditivos e tácteis;
·   A concepção de Psicologia defendida por Wundt apresentaa Consciência como objecto e a Introspecção como método: a Psicologia teria como objecto a experiência humana, estudada na perspectiva das experiências pessoais, através da auto-observação, visando conhecer os seus elementos constituintes, as sensações.
 
§ Objecto: a consciência
§ Atomismo:
                 - átomo = sem divisão;
                 - sensações e sentimentos = são como átomos ou elementosbase da consciência;
§ Associacionismo: coordenação/associação de sensações produz a vida psíquica – a consciência
§ Estruturalismo: Qual é a estrutura da consciência? – as sensações e sentimentos que lhe estão associados.

Behaviorismo:
"Dêem-me uma dúzia de crianças sadias, bem constituídas e a espécie de mundo que preciso para as educar, e eu garanto que, tomando qualquer uma delas, aoacaso, prepará-la-eí para se tornar um especialista que eu seleccione: um médico, um comerciante, um advogado e, sim, até um pedinte ou ladrão, independentemente dos seus talentos, inclinações, tendências, aptidões, assim como da profissão e da raça dos seus antepassados."
(WATSON)
Pretendeu tornar a psicologia uma ciência aplicável aos animais e seres humanos. Para tal a psicologia tinha de...
tracking img