Estudo dirirgido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1765 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CIÊNCIAS HUMANAS
ESTUDO DIRIGIDO
EM PSICOLOGIA


1. A Psicologia, na base de sua origem científica não surgir no vazio. Discorra a respeito da fundação e avanço dessa ciência no final do XIX; para isso considere as criticas e influencias teóricas que a psicologia apontou em relação as outras ciências.

2. Em cada período histórico eideologia, toda e qualquer ciência se organiza de forma identitária para que conceito, objeto e metodologia de estudo sejam confiáveis e úteis para sua época. Desta maneira, a psicologia e seu o objeto de estudo se constrói com base na perspectiva sócio-histórica. Sendo assim, como a psicologia era definida nos seguintes periodos:

(1) Pensamemento mítico e pré-socrático

(2) Pensamemento grego(3) Pensamemento moderno

(4) Pensamemento do final XIX

(5) Pensamemento das três primeiras

(6) Pensamemento das ultimas décadas

do século XX


3. O que é Epistemologia? Qual a responsabilidade desta para a organização da ciência e, especificamente, da psicologia.

4 – De forma geral, o que se pretende, ontologicamente, com o estudo do Ser.

5. Epistemologia é a descrição doato de conhecer. Como isso ocorre?

6. A história e a filosofia da ciência estabelecem direções lógicas ao raciocínio humano para compreender qualquer ciência. Tais direções são utilizadas, de forma especial por Wundt, para que pela Psicologia se estabelecesse quanto ciência. Discorra sobre essa afirmação.

7. O que é um paradoxo? Qual a sua influência na fundação da Psicologia quanto ciênciae profissão?

8. Com a Psicologia se estabelecendo, bem como, seus conceitos e metodologia, iniciou-se o desenvolvimento de alguns movimentos teóricos considerados como Força da Psicologia. Quais os pressupostos e objeto de estudo dos seguintes movimentos abaixo:

(1) Behaviorismo
(2) Psicanálise
(3) Fenomenologia/Existencialismo
(4) Psicologia transpessoal


9. A filosofia, desde o seuinicio, influenciou a Psicologia em suas teorias e metodologias; explique como o problema mente-corpo influenciou os debates e relatos científicos da Psicologia quanto aos psique ser interna ou externa, inata ou adquirida.


10 – De acordo com Castaño (2009), o argumento contra a possibilidade da psicologia moderna considera que seu destino é ser reduzida à outra ciência. O reducionismo empsicologia geralmente sustenta que todos os fenômenos psicológicos são fundamentalmente de natureza biológica. Assim, os termos e leis específicos da psicologia poderiam e deveriam ser reduzidos aos da biologia, os da biologia aos da química, e os da química aos da física. Assim, no decorrer das três primeiras décadas do século XX, duas perspectivas básicas são assumidas como abordagem na psicologia.Quais são elas.


11– De acordo com Barreto e Morato (2008), o surgimento do condutivismo ou behaviorismo, com John Watson (1878-1958), nos Estados Unidos, foi influenciado pela teoria evolutiva de Darwin, pela teoria objetiva e mecanicista da aprendizagem de Edward Lee Thorndike (1874-1949) e pelas técnicas de condicionamento (reflexoscondicionados) de Ivan Petrovich Pavlov (1849-1936). Emrelativa oposição à atitude funcionalista em Psicologia, marcou uma transição importante na Psicologia americana: mudança do foco de estudo da consciência para o comportamento mesmo e suas interações com o ambiente, na direção da adaptação à normalidade. Assim, Watson demarcou o final do introspeccionismo e o começo de uma Psicologia objetiva voltada à predição e ao controle do comportamento humano,redefinindo a “Psicologia” como “ciência do comportamento”. O direcionamento dessa reflexão excluiu a experiência imediata defendida por alguns psicólogos. Considerando essa reflexão, o sujeito poderá ser considerado de que forma?


12 – Em termos da Psicologia fundada por Wundt, discorra a respeito dela.


13. Alguns dos nomes abaixo numerados de 1 a 16 são representantes das idéias...
tracking img