Psicologia institucional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia institucional
Movimento institucional: a discussão das instituições começa com a revolta estudantil na França em Maio de 68, pode ser caracterizada por um conjunto de escolas e correntes que possuem, em geral, objetivo comum. Os mais compartilhados consistem em propicias aos grupos, os processos de auto-análise e auto-gestão. A proposta é avaliar e transformar os locais, e a buscapela autogestão, ou seja, participação nas decisões. Entende-se por instituição uma norma que rege o grupo dentro de uma organização, aquilo que foi convencionado. Caracteriza-se pelo âmbito (as instituições) e por seus modelos conceituais; dentro de suas estratégias inclui-se, como parte fundamental, o enquadramento da tarefa e a administração dos recursos, a psicologia institucional não é um ramoda psicologia aplicada, mas sim um campo da psicologia, que pode significar em si mesmo um avanço extraordinário tanto na investigação como no desenvolvimento da psicologia como profissão.
organizações: por sua vez, é onde trabalha o analista institucional, aprofundando-se nos grupos que aceitam ou não as normas instituídas.
Não se pode ser psicólogo se não é, do mesmo tempo, um investigadordos fenômenos que se quer modificar e não se pode ser investigador não analisar os problemas da própria prática e da realidade social que se esta vivendo em um dado momento, ainda que transitoriamente e por razões mitológicas da investigação, isolem-se momentos do processo total
Informação sobre a própria instituição
Em uma dada instituição, o psicólogo centra sua atenção na atividade humana emque ela tem lugar e no efeito da mesma, para aqueles que nela desenvolvem a dita atividade. Para isso, empoe - se um mínimo de informação sobre a própria instituição que, por exemplo, inclui:
a ) Finalidade ou objetivo da instituição
b) instalações e procedimentos com os quais se satisfaz seu objetivo
c) situação geográfica e relações com a comunidade
d) relações com outras instituições
e)origem e informação
f) evolução, historia, crescimento, mudanças, flutuações, suas tradições
g) organizações e normas que a regem
h) contingente humano que nela intervém sua estratificação social e estratificação de tarefas
j) avaliação dos resultados de seu funcionamento; resultados para a instituição e para seus integrantes. Itens que a própria instituição utiliza para isso.
Objetivos dainstituições:
Toda instituição tem objetivos explícitos tanto como objetivos implícitos ou, em outros termos, conteúdos manifestos e conteúdos latentes.
Indagação operativa:
-Observação de acontecimentos e seus detalhes, com a continuidade ou sucessão em que os mesmos se dão; compreensão do significado dos acontecimentos e da forma como eles se relacionam ou integram; considerar o passo anteriorcomo uma hipótese que ao ser emitida, inclui-se como uma nova variável, e o registro de seu efeito. Para próprio psicólogo não se trata de uma aplicação da psicologia que conduz rapidamente a estereótipos, mas sem a de uma conjunção de sua condição de profissional e investigador e o objetivo do estudo, o que, por sua vez, é investigado na nova condição modificada.
Método de intervenção
a) Atitudeclínica: Olhar atento de questionamento; aos poucos tentando entender a dinâmica do grupo; identificação com os fatos e pessoas, mas a possibilidade da manutenção de certa distância para evitar implicação pessoal
Grupo na instituição:
Três tipos de instituição: as que se manejam como grupos primários e as que o fazem como grupos formalizados ou estereotipados, um terceiro tipo, com um melhorgrau de dinâmica, é aquele que opera como um grupo secundário sem cair na estereotipia.
A empresa: é a instituição que coloca os problemas mais agudos quanto a elucidação de objetivos e á aceitação da tarefa profissional. Seus objetivos podem levar tanto a um aumento da produtividade ou dos benefícios como a uma diminuição da mesma, de maneira passageira, transitória ou estável, mas em nenhum...
tracking img