Psicologia infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (701 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Psicologia Infantil é o estudo do comportamento infantil que inclui características físicas, cognitivas, motoras, lingüísticas, perceptivas, sociais e emocionais, desde o nascimento atéa adolescência. As duas questões básicas para os psicólogos infantis são: determinar como as variáveis ambientais (o comportamento dos pais, por exemplo) e as características biológicas (aspredisposições genéticas) interagem no comportamento e estudar como essas mudanças se relacionam e influem mutuamente.

Estudo Científico

No século XIX, a teoria da evolução de Darwin impulsionou o examecientífico do desenvolvimento infantil. O instinto de sobrevivência das muitas espécies animais estimulou o interesse pela observação das crianças, para identificar as diferentes formas de adaptaçãoao ambiente e o peso da herança em seu comportamento. Em 1916, Lewis Terman introduziu o teste de inteligência (teste de Stanford–Binet), que conduziu a uma série de estudos sobre o desenvolvimentointelectual da criança. Na década de 1920, Arnold Gesell analisou o comportamento infantil através de filmagens, nas quais as crianças foram observadas em idades diferentes, estabelecendo pela primeiravez um desenvolvimento intelectual por etapas, semelhante ao seu desenvolvimento físico.

Estudos Ambientais

Sigmund Freud insistiu no efeito das variáveis ambientais e na importância docomportamento dos pais durante a infância dos filhos. John B. Watson, principal representante do behaviorismo, analisou as variáveis ambientais como estímulos progressivamente associados a respostas. No inícioda década de 1960, Jean Piaget utilizou métodos de observação e experimentação que integram variáveis psicológicas e ambientais.

Teorias Evolutivas ou de Desenvolvimento

As teorias evolutivasrelacionam características do comportamento com etapas específicas do crescimento. A teoria freudiana da personalidade e a teoria da percepção e cognição de Piaget são as principais. Ambas explicam o...
tracking img